Antes de conhecer as respostas dos entrevistados, esperava-se elevada correspondência no conteúdo das informações ofertadas e demandadas. Todavia, os dados da Tabela 1 mostraram o contrário. Enquanto as informações mais ofertadas foram sobre alimentação do rebanho (26% dos entrevistados) e manejo dos animais (23%), as mais demandadas foram sobre mercado do leite (23% dos entrevistados) e cálculo do custo de produção (16%).
A preferência dos difusores sobre tecnologia de produção, provavelmente, reflete suas próprias deficiências sobre administração da empresa rural. Por não dominar os conceitos básicos sobre mercado, planejamento e custos de produção, os difusores restringem suas mensagens nos aspectos técnicos da produção. Sem conhecer os custos e as receitas da inovação tecnológica, encontrar o ponto ótimo econômico fica por conta do acaso, mesmo porque a produção, que corresponde ao ótimo técnico, não é a mesma do ótimo econômico.
Outro aspecto derivado dos dados apresentados diz respeito aos consultores que prestam serviços remunerados aos produtores de leite. Este tipo de profissional tem aumentado muito nos últimos anos, e a garantia da permanência da consultoria depende do atendimento aos desejos do cliente, que, no caso, é o produtor de leite. São essenciais as informações sobre a maneira correta de alimentar o gado, o manejo e sanidade do rebanho. Contudo, tais informações não podem ser desacompanhadas de outras, tais como planejamento da empresa rural, custos e receitas e mercado do leite. Deve haver equilíbrio nestes dois conjuntos de informações, sob pena de o consultor perder o emprego.
Quanto à qualidade do leite, 16 % dos entrevistados responderam que foi a principal informação recebida no último ano; entretanto, 11% deles responderam que era a principal carência. O avanço no pagamento do leite por qualidade e o esforço dos laticínios na difusão de informação sobre a qualidade devem reduzir o percentual desta carência.
Finalmente, o diagnóstico mostrou que produção e meio ambiente é um tema que ainda não chegou ao produtor de leite, mas as exigências do mercado internacional deverão modificar esse quadro, nos próximos anos.
Tabela 1 - Oferta e demanda de informação sobre a atividade leiteira, em Minas Gerais, em 2005