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Falta transformar o consumidor em um aliado do produtor |
MARIA LUCIA GARCIA
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RENATO FONSECABELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 14/12/2002
Muito feliz o artigo da produtora Maria Lucia A. Garcia. Tenho a impressão que nós, produtores, estamos encontrando qual deve ser o foco de nossas ações para reverter a atual situação que nos mantem reféns de preços aviltantes. Não somos contra os supermercados, mas contra utilizarem o nosso produto visando exclusivemente os seus interesses. Assim como não somos contra as importações, mas contra a prática descarada de dumping contra o Brasil. Hoje, creio que os laticínios perceberam que a marcha dos acontecimentos acabaria por derrotá-los também. Transformaram-se, ainda que circunstancialmente, em nossos aliados. Vamos tirar partido dessa situação, como propõe, de forma inteligente, o artigo mencionado. Parabéns!
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MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHOCAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 14/12/2002
Parabéns pelo artigo. Realmente é preciso conscientizar o consumidor da importância sócio-econômica do leite para o País. No Canadá, onde houve consulta pública ao consumidores, estes manifestaram sua preferência por pagar mais caro pelo leite produzido no País do que o importado, por ter certeza da qualidade do produto que consomem e pela importância do produto na geração de empregos. O fato do Brasil ser o campeão de repetência do continente, apesar de se passar de ano muitos alunos sem condições de aprovação, tem muito a ver com consumo de 125 litros por habitante ano, muito abaixo das recomendações do mínimo recomendado pela OMC para garantir o pleno desenvolvimento físico e neurológico do ser humano. E se no Brasil, através da produção nacional,atingirmos os níveis preconizados pela OMC, além da economia de divisas, estaremos gerando nas fazendas brasileiras que produzem leite cerca de 800.000 novos empregos, ajudando no combate a fome e a combater a violência urbana.
Se o consumidor for esclarecido de tudo isso, sem dúvida será um grande aliado do produtor. E o Novo Governo, que prioriza o combate a fome, a segurança alimentar, a geração de empregos e redes de proteção social, tem tudo para ser aliado do produtor de leite nacional, não permitindo a importação de leite de países onde a atividade é subsidiada sem que haja compensações tarifárias adequadas, combatendo a fraude e assegurando a qualidade do leite, e implantando uma Câmara Nacional do Leite, onde participem representantes de todos os elos do agronegócio e do próprio Governo para discutir, a cada ano, a política de preços, tendo o Governo o papel de mediador para evitar abuso de poder econômico e más práticas comerciais por qualquer das partes. Mas para que tudo isso seja realidade, para que consumidores e Governo sejam de fato aliados dos produtores de leite é preciso duas coisas: 1) Que as entidades de classe desenvolvam um trabalho eficaz junto aos consumidores e Governo 2) Que os produtores de leite participem das entidades de representação, de forma a dar a essas entidades a força política e recursos necessários para relizar esse trabalho. Se os produtortes não participarem de suas entidades, estas não terão como fazer o trabalho necessário junto ao público e ao Governo, e o século XXI será igual ao século XX para a pecuária leiteira nacional: o Brasil importará significativas quantidades de leite e lácteos e o produtor brasileiro continuará recebendo preços vis. É inutil esperar que consumidores e Governo venham ser nossos aliados, se nós produtores de leite não conseguirmos nos unir e fortalecer nossas entidades de representação. Marcello de Moura Campos Filho Leite São Paulo |
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