ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a tola guerra fiscal afetou o leite

POR JORGE RUBEZ

ESPAÇO ABERTO

EM 13/09/2002

2 MIN DE LEITURA

1
0
Jorge Rubez

O Brasil precisa de muitas reformas de base e uma das mais urgentes é a tributária. Além do excesso de impostos, existem ainda tantas confusões fiscais entre os estados, que nem parece que somos uma mesma nação. Todo o país acaba sendo prejudicado pelas situações absurdas provocadas pelo que se convencionou denominar de guerra fiscal. Uma guerra contrária à razão.

O causador é o ICMS, maior fonte de receita dos estados. Cada unidade da federação, no afã de arrecadar mais ou de incentivar determinado setor, cria sua própria lei, sem se preocupar com os efeitos negativos no vizinho. Isso realmente acontece e o leite é um exemplo típico de como todos saem perdendo nessa guerra fiscal.

A maioria dos estados concede aos laticínios desconto no imposto que deveriam recolher ao fisco. O Governo Paulista foi sempre reticente em conceder esse benefício aos seus laticínios e produtores de leite. Não vamos estabelecer aqui juízos de valor dessa política, mas explicar como produtores de todo país estão sendo prejudicados pela guerra fiscal.

Primeiramente, é preciso que se diga que os maiores beneficiários dessa guerra fiscal são os supermercados. Ao comprarem leite de um estado vizinho eles sabem que o laticínio que o fabricou teve um benefício no recolhimento do ICMS, ou seja, pagou menos pelo produto. O que os supermercados fazem? Simplesmente exigem que seja transferido para eles todo o desconto que o laticínio recebeu! Pode parecer absurdo, mas é o que acontece de fato.

A guerra fiscal, associada à ganância por parte dos supermercados, gerou um efeito cascata, com a ocorrência de pressão baixista do preço do leite em todo país. Para quem não entendeu porque o preço do leite ao produtor não se sustentou na entressafra aí está a explicação.

Depois de alguns anos lutando para resolver essa complexa questão, reivindicando medidas que tornassem a concorrência mais equilibrada, finalmente tivemos êxito. Obrigado ao Governador Geraldo Alckmin, que anunciou a medida durante audiência que tivemos no último dia 3 de setembro no Palácio Bandeirantes.

O Decreto 47.064, de 6 de setembro de 2002 (ver integra do decreto em www.leitebrasil.org.br/icmsleite.htm), está aí com os seus termos próprios que devem ser interpretados pelos contadores das empresas para que seja colocado em prática este benefício.

Não eliminamos apenas um foco alimentador da tola guerra fiscal entre os Estados, mas, sobretudo um elemento a mais que prejudicava a formação de renda de produtores de todo país. Não será mais por causa do ICMS que os supermercados se valerão para praticar atos desleais de comércio de repercussão nacional.

A medida tem um "superalcance econômico" na opinião de analistas de mercado, que calculam a injeção que uma renda anual no setor da ordem de 40 milhões de reais.

Este é o benefício que propiciamos ao leite do Brasil e que as indústrias deverão repassar parte ao produtor, na medida em que se estabelecer o equilíbrio de forças na concorrência. Esperamos que não demore em acontecer.

Jorge Rubez
Presidente da Associação Leite Brasil

Setembro/2002

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MASSARU KASHIWAGI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2002

Caro Jorge,
Parabéns a todos os que participaram da solução desse problema para os produtores do Estado de São Paulo. Além da Leite Brasil, gostaria de registrar o excelente trabalho da Leite São Paulo, associação que congrega os produtores de São Paulo, e da presidência da Câmara Setorial de Leite e Derivados de São Paulo, que no primeiro semestre criaram grupos de
trabalho com representantes de diversos segmentos, estruturando toda a base para
argumentação junto aos representantes das Secretarias da Agricultura e da
Fazenda. Além disso, houve um empenho político muito intenso, abrindo caminho para a solução desse impasse, que já durava muitos anos.

Estamos todos de parabéns, pois finalmente estamos encontrando o caminho
da união da classe, para defender os interesses comuns. Este é o único
caminho visível!

Esperamos que a Leite Brasil, a Leite São Paulo, e todos aqueles que estão empenhados nessa luta, não esmoreçam e continuem a liderar e representar os produtores de leite nessa luta em defesa da preservação da nossa atividade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures