ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: 2023 encerra com novo pico nas importações

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 09/01/2024

3 MIN DE LEITURA

1
7

O ano de 2023 encerrou e a balança comercial de lácteos seguiu o movimento já observado anteriormente, com o saldo atingindo uma nova queda.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo registrado no mês de dezembro chegou a -214 milhões de litros em equivalente-leite, uma queda de 20 milhões em relação a novembro de 2023, conforme pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.

balança comercial de lácteos
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

 

As exportações encerraram o último mês de 2023 com um avanço de 23,8%, com um total de 5,62 milhões de litros em equivalente-leite exportados durante o mês. Apesar da variação mensal positiva, em relação a dezembro/22 as exportações do último mês registraram uma queda de 25%, como mostra o gráfico 2. Com este resultado, o ano de 2023 encerrou com 72 milhões de litros exportados, uma queda de 53% em relação ao resultado obtido em 2022.

Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.

balança comercial de lácteos
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

 

As importações atingiram o maior volume de lácteos importados desde outubro de 2016 no último mês, com 219,3 milhões de litros em equivalente-leite importados em dezembro, registrando assim uma alta de 10,8% em relação ao mês anterior (+21,4 milhões de litros), como mostra o gráfico 3. Desta forma, o ano de 2023 encerrou com um aumento de 69% em relação as importações de 2022, com 2,18 bilhões de litros importados, sendo este o maior resultado da série histórica iniciada em 2000.
 

Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.

balança comercial de lácteos
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

 

Dentro das categorias importadas, 3 produtos obtiveram destaques em seu volume importado no mês de dezembro, sendo um deles o leite em pó integral (LPI). O LPI, categoria de maior relevância dentro das importações, passou por um aumento de 27% em seu volume importado no último mês, sendo este o terceiro maior patamar de importações do produto em 2023, com mais de 17 toneladas importadas.

Outros produtos de destaque nas importações foram a manteiga e o soro de leite, com um aumento mensal de 33% e 31%, respectivamente. Apesar do importante aumento para estas categorias, é importante ressaltar que são produtos de baixa relevância dentro do volume total importado.

Por outro lado, a categoria de queijos apresentou uma queda em suas importações no mês de dezembro, registrando uma variação negativa de 17%, assim como o leite em pó desnatado, que também registrou um resultado negativo de -3% no último mês.

Dentro das categorias exportadas, a maior variação mensal percentual foi obtida pelos leites modificados, no entanto, em relação aos demais meses de 2023 o volume exportado em dezembro ficou abaixo do observado em abril, junho e setembro, por exemplo. Da mesma forma, o leite UHT também registrou um importante avanço mensal no volume exportado, porém, ficou aquém do registrado em outros meses de 2023.

O soro de leite e os queijos foram as categorias de maior relevância dentro das exportações que registraram avanços mensais em seus volumes exportados, em 71% e 56%, respectivamente, com os queijos atingindo o segundo maior patamar das exportações de 2023 no mês de dezembro.

O leite condensado, segunda categoria de maior relevância dentro das exportações, registrou uma queda em seu volume exportado no último mês de 2023, de -9%, atingindo o menor volume mensal nas exportações da categoria no último ano.

As tabelas 1 e 2 mostram as principais movimentações do comércio internacional de lácteos nos meses de dezembro e novembro de 2023.
 

Tabela 1. Balança comercial de lácteos em dezembro de 2023

balança comercial de lácteos
 

Tabela 2. Balança comercial de lácteos em novembro de 2023.

balança comercial de lácteos
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

 

O que podemos esperar para os próximos meses?

Por conta de uma expectativa de aumentos nos preços internacionais dos lácteos ao longo de 2024, alguns compradores brasileiros anteciparam suas compras internacionais de lácteos, gerando este avanço observado nas importações do último mês.

Desta forma, 2024 deve iniciar com as importações ainda em um patamar elevado, porém, com tendência de queda devido justamente a esta tendência de valorização nos preços internacionais.

Portanto, devido as importações em nível bastante elevado ao longo de 2023, devemos observar uma menor disponibilidade de leite neste primeiro semestre de 2024, causada também por importações menos estimuladas quando comparadas ao ano anterior.

MilkPoint Mercado

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SUELY LACERDA

DOM CAVATI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2024

Bom dia!! Está saindo muitos produtores da atividade, devido esta importação, pois os laticínios estão usando este leite em pó para fabricar muitos produtos e assim seguem suas vidas sem reclamar, quero ver quando não compensar importar.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures