ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: importações apresentam sutil recuo

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 05/04/2024

4 MIN DE LEITURA

0
3

O mês de março encerrou e o saldo da balança comercial de lácteos seguiu recuando. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo registrado no mês chegou a -160 milhões de litros em equivalente-leite, registrando uma recuperação mensal de 3,8 milhões de litros em relação a fevereiro, conforme pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.

Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos - equivalente leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Apesar das exportações brasileiras de lácteos terem apresentado um recuo mensal no último mês, o patamar observado se manteve alto, se comparado aos últimos meses. Com 14,3 milhões de litros em equivalente-leite exportados no último mês, a queda mensal foi de 13%, no entanto, quando comparamos com o resultado obtido em março de 2023, houve uma importante alta de 180%, conforme mostra o gráfico 2, sendo o maior volume exportado para o mês dos últimos 7 anos.

Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.

xportações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

As importações mensais de lácteos seguiram recuando no último mês e atingiram o menor patamar de 2024, até o momento; apesar de ainda registrarem um volume considerado alto. Ao todo, foram importados em março 174,2 milhões de litros em equivalente leite, registrando um recuo mensal de 3%. Quando comparado com março de 2023, a variação observada foi de -14%, quando foram importados cerca de 30 milhões de litros em equivalente-leite a mais do que o registrado no último mês, como mostra o gráfico 3.

Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.

Importações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Dentre as principais categorias importadas, o leite em pó integral, que possui a maior participação nas importações (49%), apresentou um recuo mensal de 20% em seu volume importado no último mês, apresentando o menor volume importado em toneladas desde fevereiro/2023.

Já outras importantes categorias como os queijos e o leite em pó desnatado, que juntos representam 40% das importações, apresentaram avanços em seus volumes de 13% e 30%, respectivamente, no último mês. Sendo que o avanço nas importações dos queijos foi puxado principalmente por uma alta na categoria de muçarela, que apresentou uma variação mensal de 6% em seu volume importado.

Outras categorias que possuem menor participação dentro das importações também apresentaram avanços em seus volumes importados, como as categorias de outros produtos lácteos e o soro de leite, que aumentaram em 250% e 35%, respectivamente, seus volumes de março em relação ao mês anterior.

Assim como o leite em pó integral apresentou um recuo para as importações, a categoria, que também é a mais relevante dentro das exportações, apresentou um recuo mensal de 28% em seu volume exportado no último mês.

Em contrapartida, as demais categorias de maior relevância nas exportações apresentaram avanços em seus volumes no último mês. O leite UHT apresentou uma alta mensal de 51%, enquanto para os cremes de leite e o leite condensado o avanço observado chegou a 28% e 22%, respectivamente.

Os queijos também aumentaram suas exportações em 20% no último mês, chegando ao maior volume exportado dos últimos 16 meses.

As tabelas 1 e 2 mostram as principais movimentações do comércio internacional de lácteos nos meses de março e fevereiro de 2024.

Tabela 1. Balança comercial de lácteos em março de 2024

Balança comercial de lácteos em março de 2024

Tabela 2. Balança comercial de lácteos em fevereiro de 2024

Balança comercial de lácteos em fevereiro de 2024
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

 

O que podemos esperar para os próximos meses?

Mesmo com indicadores de mercado apontando para uma competitividade nos preços dos leites em pó importados em relação aos produtos locais no Brasil, as novas atualizações fiscais em relação ao uso de produtos importados colocam uma expectativa de diminuição nas importações brasileiras para os próximos meses.

Apesar da alteração nos benefícios de créditos fiscais, um ponto chama atenção em relação as importações brasileiras de lácteos: os queijos. Com o varejo se mostrando mais ativo nas compras de queijos importados, principalmente muçarela, foi possível observar um aumento no volume que entrou no Brasil no último mês para a categoria. No entanto, vale ressaltar que devido a defasagem entre a negociação do produto e sua chegada efetiva no mercado brasileiro, o volume que entrou no último mês foi negociado cerca de 3 meses antes. Desta forma, olhando o mercado hoje, a muçarela importada se mostra menos competitiva em preço em relação a muçarela local, o que pode ser um indicativo de que o volume importado de queijos também possa desacelerar nos próximos meses, assim como já temos observado para os leites em pó.

 

MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures