ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

GDT: preços internacionais do queijo em queda

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 17/04/2024

3 MIN DE LEITURA

0
2

Durante o 354º leilão de lácteos da plataforma GDT, realizado no dia 16/04, os preços internacionais dos principais derivados lácteos apresentaram estabilidade. Com uma variação de apenas 0,1% em relação ao evento anterior, o preço médio das negociações ficou em US$ 3.590/tonelada, como mostra o gráfico 1.

Gráfico 1. Preço médio leilão GDT

Preço médio leilão GDT
Fonte: Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade, 2024.

Dentre as categorias negociadas no evento, somente o leite em pó integral apresentou uma sutil valorização, de 0,4%, sendo negociado na média de USD 3.269/tonelada, enquanto todos os demais produtos apresentaram quedas em seus preços médios.

Os queijos obtiveram destaque por apresentaram a maior variação negativa desde dezembro de 2023, com – 8,5%, sendo negociado na média de 3.974/tonelada, também sendo o menor patamar de preço no período.

A manteiga foi negociada em média por USD 6.546/tonelada, registrando uma queda de 1,4% em relação ao evento anterior. Enquanto o leite em pó desnatado apresentou estabilidade, tendo seu preço médio em USD 2.541/tonelada.

Confira na Tabela 1 o preço médio dos derivados após a finalização do evento e a variação em relação ao evento anterior.

Tabela 1. Preço e variação do índice dos produtos negociados no leilão GDT em 16/04/2024.

Preço e variação do índice dos produtos negociados no leilão GDT em 16/04/2024.
Fonte: Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade, 2024.

O volume negociado durante o evento seguiu registrando novos recuos. Com um total de 17.654 toneladas sendo negociadas, pôde ser observada uma queda de 5,8% em relação ao volume negociado no evento anterior, renovando o menor patamar registrado nos eventos desde junho de 2020, como mostra o gráfico 2.

Gráfico 2. Volumes negociados nos eventos do leilão GDT.

Volumes negociados nos eventos do leilão GDT
Fonte: Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade, 2024.

No mercado futuro da Bolsa de Valores da Nova Zelândia para o leite em pó integral, é possível observar que houve uma valorização nos contratos negociados neste mês de abril em relação ao mês anterior, porém, ainda abaixo do que já foi observado para estes mesmos contratos, como ocorreu no mês de fevereiro deste ano, como pode ser observado no gráfico 3.

Gráfico 3. Contratos futuros de leite em pó integral (NZX Futures).

Contratos futuros de leite em pó integral (NZX Futures).
Fonte: NZX Futures, elaborado pelo MilkPoint Mercado, 2024.

Em um cenário de menor oferta global de lácteos neste primeiro semestre de 2024, no primeiro leilão GDT realizado neste mês foi possível observar uma maior participação da China, do Oriente Médio e da Europa nas compras realizadas durante o evento.

Ainda é cedo para a afirmar que essas regiões continuarão sendo compradoras nos próximos leilões realizados, no entanto, com a maior participação no evento anterior, as expectativas ficam mais positivas.

Em contrapartida, é necessário ressaltar que a China enfrenta um momento em que a economia interna se encontra ainda frágil, com uma produção interna de leite que deve apresentar algum crescimento neste ano de 2024, segundo o Rabobank. Portanto, estes fatores nos levam a acreditar que a China não terá um forte aumento em suas importações de lácteos ao longo de 2024.

E como os resultados do leilão GDT afetam o mercado brasileiro?

Vale destacar que o Brasil importa produtos lácteos principalmente da Argentina e Uruguai, que atualmente praticam preços acima do GDT. Isso se dá pela Tarifa Externa Comum (TEC), que chega a quase 30% para importações de fora do Mercosul.

Para os próximos meses, caso a demanda internacional mostre maior solidez, frente a uma oferta dos principais exportadores ainda baixa, os preços no mercado internacional podem ganhar ainda mais força – fazendo com que a Argentina e o Uruguai destinem maior volume de exportações para outros mercados, em detrimento dos envios ao Brasil.

Ao analisar preços internacionais e importações brasileiras, o principal destaque desta semana tem sido a forte subida do dólar, que fechou ontem (16/04/2023), em R$5,27. Se a taxa de câmbio se manter nesses patamares, as importações pelo Brasil tendem a ser ainda menos competitivas.

MilkPoint Mercado

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures