ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais as principais micotoxinas e seus efeitos na saúde animal?

CRUZADINHA

EM 06/01/2023

2 MIN DE LEITURA

0
4

Micotoxinas são substâncias químicas altamente tóxicas produzidas por fungos filamentosos. Quando presente na matéria-prima que compõem a alimentação animal pode condicionar prejuízos à saúde, bem-estar, rendimento da produção e também, a saúde humana.

 

Quais as principais micotoxinas e seus efeitos na saúde animal?

  • Aflatoxinas: são produzidas pelo fungo Aspergillus spp. que contaminam alimentos como milho, soja, trigo, sorgo e cevada. Como efeito podem causar lesões hepáticas, redução da imunidade, contaminação do leite e tem efeito cancerígeno.
  • Ocratoxinas: produzidas pelos fungos Aspergillus spp. e Penicillium spp. contaminam a cevada, trigo, aveia e o centeio. Podem provocar afecções renais, edema pulmonar e também afetar a produção leiteira.
  • Patulina: liberada pelo fungo Penicillium spp. e encontradas nas frutas em geral, polpa cítricas e silagens fermentadas, essa micotoxina pode causar uma redução da microbiota ruminal, hemorragia no trato digestivo e parada na ruminação.
     
  • Zearalenona, Fumonisina, Deoxinivalenol - DON e Tricotecenos - T2: todas produzidas pelo fungo Fusarium spp. No entanto, possuem diferentes sintomas.

Zearalenona: presentes nos alimentos milho, soja, pré-secado e leguminosas podem causar aborto, infertilidade, prolapso vulvar e aumentar a incidencia de natimortos.

Fumonisina: encontrados nas silagens, fenos e também no milho e na soja provocam lesões na pele e no casco, queda na produção leiteira e no consumo.

Deoxinivalenol - DON: contaminam soja, feno, milho, capins e  polpa cítrica. Os efeitos são diarreia severa, acidose ruminal e aumento da mortalidade. 

Tricotecenos - T2: essa micotoxina causa anorexia, desidratação, hemorragias e má formação dos embriões. É encontrada em alimentos como cevada, trigo, aveia e centeio.
 

A prevenção e o controle da presença de micotoxinas são primordiais para inibir a concentração e danos dessas substâncias aos animais. Como prevenção, uma dica é utilizar aditivos antifúngicos nos grãos expostos, durante o processo de armazenamento e na limpeza dos equipamentos. Para o controle, o uso de aditivos adsorventes via dieta com a recomendação técnica correta.

Se você trabalha com a criação de ruminantes, aproveite a chance e comece agora mesmo a entender como as micotoxinas podem ser um inimigo silencioso da sua fazenda e como fazer para parar de ter prejuízo com elas! Acesse os cursos gratuitos do EducaPoint em parceria com a Anpario, clicando aqui!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse potencial problema na produção de leite, que tal resolver essa cruzadinha para fixar o conhecimento? 

Confira esses artigos que podem oferecer dicas e mais conhecimento sobre o assunto: 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures