ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 pontos-chave para comprar forragem pré-secada sem errar!

EDUCAPOINT

EM 08/11/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
É comum, em propriedades leiteiras, que os produtores comprem a forragem pré-secada ao invés de produzí-la internamente na fazenda. Sendo uma ótima opção de volumoso para compor a dieta dos bovinos, esse produto passou a ter mais comercialização, o que se tornou viável graças à sua ensilagem em fardos rendondos (em bola). Porém, o produtor pode cometer alguns erros na hora de comprar o pré-secado, acarretando em prejuízos ao sistema produtivo.

Para garantir a aquisição de uma forragem de qualidade, o professor Dr. João Ricardo Alves Pereira traz várias dicas em seu curso online "FORRAGEM PRÉ-SECADA: PRODUÇÃO, ARMAZENAMENTO E USO NA DIETA DE BOVINOS". Confira os pontos que você deve ficar atento na hora de comprar o volumoso:

1 - Observe o teor da matéria seca. Procure entender, junto ao vendedor, qual é a porcentagem de matéria seca e qual a porcentagem de água. Dessa forma, você conseguirá saber quanto está levando, de fato, de forragem e nutrientes.

2 - Não faça a compra baseada no peso do produto. Buscar os fardos redondos mais pesados, pelo menor preço, é um erro na hora de comprar! Se o produtor adquire uma forragem com menos de 45% de matéria seca, mais da metade do peso da bola é água! Essa água irá ser um peso a mais na hora de fazer o transporte do produto, e não representa a parte nutritiva do mesmo.

3 - Avalie visualmente a qualidade da forragem. Ao abrir a bola de pré-secado, observe se há presença de fungos ou bolor. Esse problema é um indicativo de que a forragem foi mal compactada.

4 - Observe o revestimento plástico. O ideal é que haja pelo menos 6 camadas de plástico revestindo a bola. Se a cobertura não for suficiente, ocorrerá penetração de ar na matéria ensilada, o que gera degradação.

5 - Perceba se o odor está agradável. Quando a forragem tem bolor, exala um cheiro característico. Essa avaliação pode indicar que ela não está bem conservada.

No curso online "FORRAGEM PRÉ-SECADA: PRODUÇÃO, ARMAZENAMENTO E USO NA DIETA DE BOVINOS", João Ricardo explica todo o processo de produção de forragem pré-secada, quais as espécies indicadas, equipamentos necessários e cuidados durante a compactação e armazenamento.

Ele também ensina como avaliar a qualidade do material conservado, e faz uma avaliação econômica da inclusão do pré-secado no planejamento forrageiro! Se você tem interesse neste tema, participe do curso assinando o EducaPoint! Os planos de assinatura você confere aqui -> planos assinatura EducaPoint * Lembrando que assinantes podem ver este e TODOS OS OUTROS CURSOS ONLINE aqui da plataforma.

Você pode, ainda, EXPERIMENTAR GRATUITAMENTE os cursos do EducaPoint, cadastrando-se neste link: experimentar-educapoint

Mais informações

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures