ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitor pergunta sobre outros aspectos estruturais do sistema Bedded Pack

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/07/2013

3 MIN DE LEITURA

4
0

No início deste mês divulgamos uma matéria do Mário Sérgio F. Zoni no Radar Sistemas de Produção do MilkPoint - Shopping Center e outras cositas mais -  na qual o autor aborda sobre o Sistema Beeded Pack em comparação a outros sistemas de confinamento de vacas leiteiras, principalmente no que se refere a custos de implantação, manutenção e formas utilização. Alvaro Moriya Shiota, da Marco Rural, após a leitura do artigo, postou algumas dúvidas que seguem abaixo com os esclarecimentos de Zoni.

Alvaro Shiota: Qual seria a posição ideal para construir este tipo de estrutura?
Zoni: Em Bedded Pack construídos com uso de material orgânico como cama, sendo revolvido (Compost Bedded Pack Barn) ou não, geralmente as construções seguem o alinhamento tradicional, ou seja, posicionamento no sentido Leste-Oeste. Em construções onde o clima e a topografia permitem o uso do próprio solo como cama (clima árido e solo muito arenoso) deve ser utilizado um alinhamento em que o sol atravesse o barracão na perpendicular para que possa haver a insolação da cama-solo e seu enxugamento.

Alvaro Shiota: O senhor teria uma análise de viabilidade mostrando: Loosing House x Free stall
Zoni: Vejo o uso de ambos os sistemas com vantagens e desvantagens de acordo com o tipo de produção desejada e o manejo alimentar adotado. Generalizando, para produções mais intensivas e com alta expectativa de produção deve ser utilizado o Free Stall, já para uso apenas em parte do dia ou onde se busca produção intermediária, o uso da cama coletiva é bastante interessante. Apesar desse direcionamento de trabalho, a melhor propriedade que conheci tem animais HPB alojados em cama coletiva com altíssima produtividade, porém se valendo das características muito peculiares de solo e clima.

Alvaro Shiota: Posso fazer Loosing House com 32 metros de largura e os animais comendo no centro da estrutura, semelhante ao Free Stall. Qual seria a altura mínima do pé direito? A largura mais recomendada poderia ser de 15 ou de 30 metros?
Zoni: Sim, pode ser feito uma estrutura dupla e acabamos por construir uma estrutura como essa que será futuramente revertida em um Free Stall, no momento em que os animais jovens que estão alojados na mesma tornarem-se animais em produção. A única ressalva é o de ampliar a largura para 34 metros, como são os Free Stalls atuais.
O pé direito vai variar de acordo com o tipo de cama e telhado a ser adotado. Considerando o modelo com cama orgânica acredito, ser interessante trabalhar com telhados que garantam conforto térmico e que possam ser posicionados com pé direito mais baixo ( 3,5 M ) para minimizar a entrada de chuvas laterais que possam alagar a cama. No caso da possibilidade do uso da cama-solo pode ser utilizada alturas maiores ( 4,5 M ) que facilitam a entrada do sol.


Alvaro Shiota: Exemplo: para fazendas com 300 vacas em lactação o melhor seria fazer 6 estruturas Loosing House (fazenda com 8 lotes em lactação) ao invés de 2 Loosing (04 lotes/cada Loosing), usando 14 m/vaca?
Zoni: Devido a necessidade de manejo da cama por revolvimento ou por raspagem, é extremamente difícil compartimentar o Bedded Pack, ou seja, para facilitar o manejo da fazenda é melhor alojar apenas um grupo em cada cama coletiva, sendo assim e utilizando uma estrutura dupla com corredor central poderia ser feito o alojamento de dois grupos de produção por estrutura.


Leia mais sobre o tema clicando aqui.

Você já teve experiência com esse sistema? Deixe seu comentário ou sua dúvida!



INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O tema Bedded Pack, também chamado de Compost Barn, será discutido no Interleite Sul, que será acontecerá nos dias 7 e 8 de Agosto, em Passo Fundo-RS, com o palestrante Leonardo Dantas da Silva, e no Interleite Brasil, nos dias 11 e 12 de Setembro, em Uberlândia-MG com o palestrante Adriano Seddon. Ambos são da Alcance Rural.



 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALINE LETÍCIA SCHWERZ

TUCUNDUVA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2014

Olá!

Tens como me passar contato dos mesmos ou se o Sr. pode nos prestar assessoria, gostaria de tirar algumas duvidas. Se possível me envie um e-mail para ver como faremos. aly_schwerz@hotmail.com



desde já agradecida
JOSÉ AUGUSTO THUM

MATO QUEIMADO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/06/2014

Aline! Tenho alguns clientes adotando este sistema na região do Alto Jacui.
ALINE LETÍCIA SCHWERZ

TUCUNDUVA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2014

Bom dia!



Quem poderia me ajudar com informações do COMPOST BARN?
MAURO CESAR LOPES DA SILVA

GOIÂNIA - GOIÁS

EM 15/07/2013

Quero iniciar uma produção de Leite e preciso saber quais são os primeiros passos para ter uma ótima qualidade/produtividade. À quem devo procurar inclusive informando-me a localização mais promissora aqui em Goiás.

Obrigado

Mauro Cesar Lopes da Silva

(62) 8434-50-02

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures