A pioneira na produção de probióticos, a japonesa Yakult Honsha, começará a fabricar suas pequenas garrafinhas de bebida láctea probiótica nos Estados Unidos pela primeira vez em 2012, anunciou a companhia.
O diretor gerente sênior de operações internacionais da Yakult, Yoshihiro Kawabata, disse que a companhia construirá a fábrica num local ainda indefinido para atender o crescimento previsto. "Estamos planejando expandir nossos negócios nos Estados Unidos, começando as vendas de nossos produtos na costa leste, norte e outras áreas em um futuro próximo".
A bebida da Yakult perde para o iogurte de beber DanActive da Danone e para os iogurtes para comer de colher, Activia, nos Estados Unidos, mas a companhia vem construindo presença, principalmente na costa oeste, em estados como Califórnia, Hawaii e Arizona. Todo o produto vendido nos Estados Unidos é importado de uma fábrica de produção no México, que é um dos mercados mais fortes da companhia fora do Japão.
Cerca da metade das vendas da Yalukt ocorre no Japão, onde o produto foi estabelecido há mais de 50 anos, com outro quarto das vendas ocorrendo na região da Ásia/Oceania e o resto nas Américas e na Europa. As vendas estacionaram em cerca de 25 milhões de garrafas consumidas por dia desde 2005, de acordo com o relatório anual da companhia de 2009.
A Yakult vende produtos em 30 países e disse que quer expandir para 45 países em curto a médio prazo. A empresa tem uma rede de distribuição varejista nos mercados onde está presente e emprega uma grande quantidade de "Yakult Ladies", mulheres que distribuem amostras personalizadas do produto em supermercados e de porta em porta.
A companhia também está expandindo suas operações na China, onde já tem duas plantas e planeja abrir uma terceira e deverá apresentar seu primeiro lucro lá, ainda que modesto. Mais expansão na Ásia, incluindo Indonésia e Filipinas, junto com o Oriente Médio, também é pensada.
Embora a Yakult venda mais que a Danone no Japão e em alguns mercados da Ásia, a empresa tem lutado nos Estados Unidos e na Europa para concorrer com a Danone, que foi a primeira que se estabeleceu nesses mercados.
As marcas da Danone ajudaram a direcionar uma rápida expansão no mercado de alimentos probióticos nos Estados Unidos e no Canadá, que tiveram um crescimento no valor de US$ 1,77 bilhão, de acordo com dados do Euromonitor. A previsão é que o mercado norte-americano para iogurtes de beber ou de comer de colher que sejam probióticos ou prebióticos crescerá para US$ 2,78 bilhões até 2013 e ultrapassará o mercado da Ásia em valor em 2012.
A reportagem é do Dairy Reporter, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Yakult deve iniciar produção nos EUA em 2012
A pioneira na produção de probióticos, a japonesa Yakult Honsha, começará a fabricar suas pequenas garrafinhas de bebida láctea probiótica nos Estados Unidos pela primeira vez em 2012, anunciou a companhia.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.