WDS2011: Segundo Diretor da Comissão de Agricultura no Parlamento Europeu - Embrapa tem hoje o maior orçamento do mundo em pesquisa agropecuária

Paolo de Castro diz que é provável que até 2050 os preços dos alimentos aumentem "várias centenas porcento" em função da limitação da área e aumento da demanda.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Cerca de 1000 pessoas participaram da abertura do World Dairy Summit, em Parma, Itália. O evento organizado pela FIL-IDF é o principal fórum do setor no mundo e reúne os principais especialistas e lideranças do setor. O tema central do evento nesse ano é a sustentabilidade e a segurança alimentar.

Na abertura do evento, realizada neste domingo, dia 16, em que o MilkPoint assistiu diretamente de Parma, o destaque ficou para a apresentação de Paolo de Castro, Comissário Europeu de Agricultura. Paolo foi professor de economia agrícola na universidade de Bolonha, foi ministro da Agricultura da Itália durante 2 mandatos.

Castro colocou as novas questões envolvendo a produção de alimentos no mundo e as novas ferramentas que precisam ser utilizadas. Para a volatilidade, será necessário desenvolver e aperfeiçoar ferramentas de gestão de risco. Ao falar sobre gestão de risco, Castro disse que as políticas agrícolas mundiais precisam mudar para conceber essa nova realidade.

Para lidar com o aumento da população mundial e redução da área agrícola por pessoa, bem como com a mudança climática, será fundamental a pesquisa e a inovação.

Nesse sentido, Castro surpreendeu os presentes dizendo que a Embrapa, com orçamento de US$ 1 bilhão ao ano, é hoje a maior entidade de pesquisa agropecuária do mundo. Ele usou o exemplo da Embrapa para mostrar a mudança no jogo de poder mundial, em que novos players como o Brasil se destacam.

Aliás, ficou claro no evento a importância do Brasil, da China e da Índia no evento. O Brasil esteve presente na abertura com a palestra de Almir josé Meireles, ex-presidente da ABLV, que valou sobre a trajetória do leite UHT no mercado brasileiro.

Figura 1

Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Pedro Mateus Costa
PEDRO MATEUS COSTA

JI-PARANÁ - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 21/10/2011

A questão é se ela realmente está sendo eficiente para gastar o dinheiro público. Sabemos que tem pesquisador muito bom, mas tem gente que fica na sombra dos bons ou vendendo ilusões.
Qual a sua dúvida hoje?