Vendas da Nestlé Brasil crescem 11% sobre o 1º sem/09
As vendas da Nestlé Brasil na primeira metade do ano atingiram R$ 4,5 bilhões, com crescimento de 11,5% em relação ao mesmo período de 2009. Segundo disse Ivan Zurita, presidente da Nestlé no país, "o Brasil já é segundo maior mercado, perdendo apenas para os estados Unidos", acrescentando que as vendas da companhia deverão crescer entre 10% e 12% neste ano.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Segundo Ivan Zurita, presidente na companhia no Brasil o aumento das vendas esteve apoiado em investimentos em marketing e em tecnologia. Os gastos com marketing subiram 14% no primeiro semestre. "Nosso investimento em marketing e em tecnologia é, neste ano, o dobro do que foi em 2007". Todas as 30 fábricas, disse, estão passando por melhorias tecnológicas.
Do orçamento de R$ 1 bilhão em investimentos previstos para 2010, segundo ele, R$ 350 estão sendo destinados para esse fim. Outros R$ 750 milhões serão usados para aquisições. Em termos globais o valor para negociações será aumentando com os US$ 28 bilhões que receberá da Novartis pela venda de sua fatia na Alcon.
Brasil e emergentes
De janeiro a junho, o crescimento orgânico da companhia no mundo foi de 6,1% e o lucro líquido alcançou 5,5 bilhões de francos suíços (US$ 4,86 bilhões), numa alta de 7,5%. O grupo diz ter se beneficiado de uma "distribuição mais ampla" de seus produtos nos mercados emergentes, que já representam 35% de suas vendas totais, e da comercialização de produtos de melhor qualidade globalmente. O crescimento dos negócios nos emergentes foi de 11% e mais ainda nos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), comparado a 2,5% na Europa ocidental e 6% na América do Norte.
O caso do Brasil é emblemático entre os emergentes. Segundo disse Zurita em declaração ao jornal Valor Econômico, "o Brasil já é segundo maior mercado, perdendo apenas para os estados Unidos", acrescentando que as vendas da companhia deverão crescer entre 10% e 12% neste ano. Nos dados apresentados pelo jornal o Estado de São Paulo, as vendas no Brasil estão atrás também da França.
Em 2009, o mercado brasileiro representou vendas de 5,78 bilhões de francos suíços (US$ 5,44 bilhões). Já nos Estados Unidos, as vendas somaram mais de 30 bilhões de francos (US$ 28,25 bilhões) e na França, 8 bilhões de francos (US$ 7,536 bilhões).
A Nestlé espera que a fatia de vendas nos emergentes - hoje de 35% - alcance 45% até 2020, comparado a 28% em 2000. Os investimentos previstos para essas regiões confirmam a meta. De 2010 a 2012, são US$ 1,5 bilhão nos países do Bric, US$ 1,6 bilhão na América Latina, US$ 2 bilhões na Ásia e US$ 1 bilhão na África.
As informações são dos jornais Valor Econômico e O Estado de São Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.