Venda da Alcon gerará US$ 28 bi para Nestlé investir

A Nestlé terá US$ 28,1 bilhões para investir na empresa e aquisições quando receber o pagamento por sua participação na <i>Alcon</i>, no segundo semestre. Os investidores de uma das maiores companhias alimentícias do mundo, esperam que a mesma utilize esse dinheiro para expandir-se nos países emergentes, para equiparar-se à Unilever, que obtém cerca da metade de suas vendas desse mercado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Nestlé terá US$ 28,1 bilhões para investir na empresa e aquisições quando receber o pagamento por sua participação na Alcon, no segundo semestre. Os investidores de uma das maiores companhias alimentícias do mundo, esperam que a mesma utilize esse dinheiro para expandir-se nos países emergentes, equiparando-se à Unilever, que obtém cerca da metade de suas vendas nesse mercado.

A Nestlé receberá US$ 28,1 bilhões da Novartis por sua participação majoritária na Alcon, fabricante do Opti-Free, produto de limpeza de lentes de contatos. A empresa iniciará um novo programa de recompra de ações no valor de US$ 9,2 bilhões, embora tenha preferência por fazer mais investimentos em suas operações ou promover aquisições, segundo afirmou em 22 de junho o diretor de finanças da Nestlé, Jim Singh.

Nos países emergentes, cerca de 1 bilhão de consumidores terão aumento de renda suficiente para poder arcar com produtos na Nestlé nos próximos dez anos, segundo estima a empresa de Vevey, Suíça. A companhia obtém cerca de 35% de sua receita em economias emergentes. O executivo-chefe da Nestlé, Paul Bulcke, pretende elevar esse percentual para 45% em uma década.

"O dinheiro permite à Nestlé ter disposição para investir além de suas operações e mercados atuais", afirmou Thomas Russo, sócio da Gardner Russo & Gardner, que detém mais de US$ 350 milhões em ações da Nestlé por meio dos investimentos de seus clientes. "Eles têm o campo quase todo para eles no momento."

O dinheiro devido pela Novartis é suficiente para comprar qualquer rival da Nestlé no setor de alimentos, com exceção das seis maiores. As únicas companhias de alimentos e bebidas não alcoólicas com capitalizações de mercado superiores a US$ 28,1 bilhões são a Coca-Cola, PepsiCo, Unilever, Kraft e a Danone.

Duas empresas, a HJ Heinz e a Hershey, seriam alvos da Nestlé, segundo informe da Euromonitor, de 20 de maio. A Heinz possibilitaria à Nestlé reduzir custos em itens culinários e comida para bebê. A Hershey fortaleceria a Nestlé em regiões onde a companhia é fraca no segmento de chocolates, de acordo com empresa de pesquisa. A Heinz vale em torno de US$ 14 bilhões, enquanto a Hershey é avaliada em US$ 11 bilhões.

A matéria é de Tom Mulier e Shin Pei, da Bloomberg, publicada no Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.


Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?