Venda da 2ª maior fabricante de iogurte agita mercado

Cinco anos atrás, os franceses estavam eufóricos em relação aos boatos que a Danone, maior fabricante mundial de iogurtes, seria vendida para a gigante norte-americana PepsiCo. O primeiro-ministro até cogitou colocar a empresa em uma lista de empresas para ser mantido sob responsabilidade francesa. Agora a Yoplait, a segunda maior no segmento, está à venda. PAI Partners, uma <i>private equity</i> francesa, está vendendo 50% de seu capital na Yoplait. O restante é detido pela Sodiaal, a maior cooperativa de lácteos do país. Mais uma vez, os concorrentes estão atrás de mais iogurte.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Cinco anos atrás, os franceses estavam eufóricos em relação aos boatos que a Danone, maior fabricante mundial de iogurtes, seria vendida para a gigante norte-americana PepsiCo. O primeiro-ministro até cogitou colocar a empresa em uma lista de empresas para ser mantido sob responsabilidade francesa. Agora a Yoplait, a segunda maior no segmento, está à venda. PAI Partners, uma private equity francesa, está vendendo 50% de seu capital na Yoplait. O restante é detido pela Sodiaal, a maior cooperativa de lácteos do país. Mais uma vez, os concorrentes estão atrás de mais iogurte.

A demanda por iogurte está crescendo em todo o mundo. De acordo com um estudo recente da YouGov SixthSense, uma empresa de pesquisa de mercado, é o setor que mais cresce na indústria de laticínios britânicos. A Danone tem apostado forte na Rússia. No início deste ano ela se fundiu com a sua filial russa Unimilk, criando uma empresa que capta mais de um quinto do mercado russo. Mesmo os Estados Unidos é considerado um mercado emergente quando se trata de iogurte. De acordo com a Yoplait, o consumo médio francês é de 30 kg do produto por ano, em comparação com apenas 10 kg para os americanos.

Embora a Yoplait registre vendas menores que a Danone em quase todos os países, as duas estão quase empatadas nos EUA, onde a Yoplait tem um acordo de franquia com a General Mills por mais de três décadas. A franquia tem sido um grande sucesso, mas a General Mills e Yoplait estão em desacordo sobre os termos da renovação de seu contrato. Ken Powell, chefe-executivo da General Mills, não parece interessado em tomar o controle da Yoplait. Mas isso pode mudar se a Yoplait decidir dissolver a relação.

O comprador mais provável é Lactalis, uma empresa francesa que poderia assumir Yoplait em parceria com a Nestlé. Foi oferecido um lance de € 1,3 bilhão (US$ 1,76 bilhões) pelo controle total da empresa no último dia 17, duas semanas antes do processo de licitação formal começar. Outros possíveis compradores incluem a Unilever, uma grande empresa anglo-holandesa, e Kraft dos Estados Unidos. O Grupo Lala, do México e a chinesa Mengniu Dairy também estão atrás da empresa. Mesmo uma oferta da Pepsi não pode mais ser descartada. A fabricante de doces, refrigerantes e salgadinhos quer ampliar seu portfólio de alimentos saudáveis e a Yoplait seria uma forma excelente de fazê-lo.

As informações são da The Economist, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?