A fabricante finlandesa vende cerca de 250 milhões de caixas de seus produtos todos os anos no país. A transição para embalagens baseadas em plantas reduz as emissões de CO2 em 3.140 toneladas por ano. A Valio tem como objetivo fabricar todas as suas caixas de papelão a partir de material renovável, baseado em plantas e, no momento, estão estudando formas de introduzir o método nas caixas de suco.
Tanja Virtanen-Leppä, gerente de desenvolvimento de embalagens da Valio, disse: “O desenvolvimento da camada de plástico da caixa de suco foi bom, e seremos capazes de produzir quase 100% de embalagens de sucos à base de plantas ainda este ano. Nosso objetivo é reduzir o efeito ambiental total: além de proteger os alimentos e evitar seu desperdício, as embalagens à base de plantas reduzem a pegada de carbono dos produtos. Também estamos aumentando nosso uso de matéria-prima reciclada e incentivando os consumidores a reciclarem nossas embalagens corretamente.
Virtanen-Leppä contou que o desenvolvimento dessas embalagens é fortemente guiado pela vontade dos consumidores. "Existem embalagens no mercado que são apenas parcialmente baseadas em plantas, com parte da matéria-prima sendo fóssil. Nestas soluções, a parcela calculada de material à base de plantas é baseada no balanço de massa das matérias-primas, não de materiais 100% renováveis: o plástico é feito com óleo fóssil e apenas uma pequena parte da matéria-prima é realmente baseada em plantas”.
As informações são do FoodBev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.