USDEC: Envelhecimento da população mundial cria oportunidades para lácteos

O USDEC está intensificando seu foco no mercado de envelhecimento saudável enfatizando a capacidade dos ingredientes lácteos de reduzir os riscos de efeitos adversos na saúde no futuro e direcionando para preocupações específicas dos consumidores, como a perda muscular.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Se a ênfase colocada no papel da dieta na manutenção de um estilo de vida saudável e ativo é significante agora, será ainda mais significante dentro de alguns anos, de acordo com a vice-presidente de processamento e comercialização de ingredientes do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC, sigla em inglês), Vikki Nicholson. A ênfase na forma como os alimentos e bebidas ajudam a reduzir os riscos de condições adversas à medida que as pessoas envelhecem - ou ajudam a garantir um "envelhecimento saudável" - aumentará substancialmente e isso poderá ser uma boa coisa para o setor leiteiro dos Estados Unidos.

De acordo com o artigo de Nicholson, está havendo uma mudança demográfica sem precedentes na idade das pessoas no planeta "sem paralelo na história da humanidade", de acordo com o relatório "Envelhecimento da População Mundial" das Nações Unidas. Em 2050, pela primeira vez, o número de pessoas com mais de 60 anos excederá o número de pessoas com menos de 15 anos, disse o relatório. Cerca de 21% da população projetada - quase 2 bilhões de pessoas - terão mais de 60 anos no meio do século. Isso é bem mais que as cerca de 600 milhões de hoje. Essa mudança impactará em quase todas as nações - desenvolvidas e em desenvolvimento. Isso pressionará economias, sistemas de cuidados com a saúde, os empregos e a produtividade, bem como as estruturas sociais. Isso terá, de acordo com a ONU, "importantes conseqüências e implicações para todas as questões da vida humana".

Para minimizar custos e problemas econômicos e sociais sem causar falência à nação, "precisamos ter sucesso em ter um envelhecimento saudável", disse o conselheiro de políticas de saúde do Banco Mundial, Armin Fidler, durante o Fórum Global de Saúde em Washington D.C em outubro passado. "Temos que focar não somente no envelhecimento, mas também, na qualidade do envelhecimento e no status de saúde dos idosos".

Uma das principais plataformas para se ter um envelhecimento saudável é a nutrição - um setor em que os lácteos se sobressaem. Os benefícios nutricionais dos produtos lácteos são perfeitamente adequados com as preocupações de saúde relacionadas à idade, criando um terreno fértil para crescimento das vendas de lácteos dos Estados Unidos domesticamente e no exterior. Os produtos lácteos já têm um papel bem estabelecido no envelhecimento saudável com a relação entre o cálcio dos lácteos e a osteoporose. Porém, o cálcio é apenas uma parte da história. A proteína do soro do leite está cada vez mais sendo reconhecida pela comunidade de saúde como uma importante ferramenta na luta contra perdas de massa muscular, da função e da força dos músculos conhecida como sarcopenia, relacionada ao envelhecimento.

Muitos consumidores dos Estados Unidos, entretanto, ainda não têm conhecimento sobre essa relação. Apesar de alguns terem consciência do papel das proteínas na saúde dos músculos, normalmente não fazem a conexão de que os produtos lácteos são boas fontes de proteína - ou que as proteínas do soro do leite são de alta qualidade.

Os adultos maduros dos Estados Unidos (mais de 45 anos) que se exercitam regularmente têm mais chances de ter absorvido a mensagem sobre a proteína do soro do leite, mas outros grupos demográficos não, disse Nicholson em seu artigo. Segundo ela, os consumidores de fora dos Estados Unidos, nos mercados aos quais o país quer exportar, sabem menos ainda sobre isso.

O USDEC está intensificando seu foco no mercado de envelhecimento saudável enfatizando a capacidade dos ingredientes lácteos de reduzir os riscos de efeitos adversos na saúde no futuro e direcionando para preocupações específicas dos consumidores, como a perda muscular. Nicholson diz que os consumidores geralmente concordam que uma boa nutrição é um componente crítico na manutenção da saúde e de um bom envelhecimento. Idosos abastados dos Estados Unidos, do Japão - país com a maior idade média - e Europa Ocidental estão dispostos a gastar dinheiro com alimentos que forneçam benefícios comprovados, como manutenção cognitiva, e que os ajudem a manter a qualidade de vida. Com a taxa de envelhecimento nos países em desenvolvimento ultrapassando a dos países desenvolvidos (e os países em desenvolvimento liderando o crescimento econômico), essa disposição em pagar por esses alimentos deverá rapidamente se disseminar pelo mundo.

Uma pesquisa do USDEC mostrou que mensagens construídas sobre temas como manutenção da mobilidade, manutenção de uma atividade por mais tempo e permanência da independência repercutiu entre adultos de 55 anos ou mais. As pessoas querem mais opções sobre como podem envelhecer de forma mais saudável e reduzir os custos de saúde através de métodos preventivos.

A indústria de lácteos dos Estados Unidos tem certo apoio na disseminação de suas mensagens sobre saúde. Os Governos têm interesse na manutenção de uma população saudável, tanto pela questão da economia como pela questão dos gastos com cuidados com a saúde. Cada vez mais, estão apoiando ativamente métodos de prevenção, como a dieta, para manter o bem-estar e estimular o envelhecimento saudável, implementando políticas para proteger contra doenças e obesidade.

O cálcio e a proteína do soro do leite são apenas o começo, disse Nicholson em seu artigo. As pesquisas continuam sobre outros benefícios dos lácteos que possam reduzir os riscos de importantes doenças crônicas. Trabalhos financiados pela indústria de lácteos dos Estados Unidos através do USDEC, do Instituto de Pesquisa de Lácteos e do Dairy Management Inc. (DMI) mostraram potenciais ligações cientificas entre o consumo de lácteos e o controle da pressão sanguínea, doenças cardiovasculares e diabetes. O artigo é do site do USDEC (www.usdec.org).
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Hermenegildo de Assis Villaça
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 19/10/2011


     exelente artigo, principalmente para alguns médicos e principalmente





     para aquelas nutricionistas radicais, e de pouca leitura técnica
Qual a sua dúvida hoje?