
"Com tantas opções de alimentos disponíveis aos consumidores, frequentemente é difícil determinar os melhores alimentos para colocar em nossos pratos quando construímos uma refeição saudável", disse Vilsack. "O MyPlate é um símbolo para ajudar a lembrar as pessoas a pensar sobre suas escolhas alimentares visando levar estilos de vida mais saudáveis". "Essa é uma maneira rápida e simples de lembrar a todos nós a ser mais atentos com os alimentos que estamos consumindo e, como mãe, eu já posso dizer o quanto isso ajudará os pais em todo o país", disse Michelle Obama.
Para acompanhar o novo símbolo, o USDA também lançou o site ChooseMyPlate.gov, com informações sobre nutrição. O USDA também introduzirá uma ferramenta online para ajudar os consumidores a administrar suas escolhas dietéticas e de exercícios no final do ano. E também está estimulando os consumidores a compartilhar fotos de seus pratos no Twitter com a hashtag #MyPlate e começou um grupo no Flickr para armazenar essas fotos.
Grupos respondem
A indústria de lácteos dos Estados Unidos elogiou o novo símbolo, que fornece uma mensagem clara e visual de que uma dieta saudável é compreendida por alimentos ricos em nutrientes, incluindo leite com baixo teor de gordura, queijos e iogurte.
"Conhecendo o que conhecemos sobre a capacidade dos lácteos de reduzir os riscos de condições como osteoporose, hipertensão e diabetes tipo 2, pensamos que é empolgante que os lácteos estejam destacados individualmente", disse a presidente do Conselho Nacional de Lácteos, Jean Ragalie. "A localização dos lácteos no gráfico realmente ajuda a ressaltá-los como uma parte essencial de um plano de dieta saudável", disse ela.
"Estamos satisfeitos que essa nova ferramenta educacional deixe claro que o leite e outros produtos lácteos são importantes para uma dieta nutritiva", disse o presidente e diretor executivo da Associação Internacional de Alimentos Lácteos (IDFA), Connie Tipton. "Isso destaca o quão benéfica uma porção de lácteos em cada refeição pode ser e ajuda a educar as pessoas sobre o papel dos lácteos na mesa e na dieta dos americanos".
As informações são da Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
