"O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está revisando sua estratégia de exportação, aumentando o foco em países específicos ao invés de regiões maiores, em um esforço de vender mais grãos, carnes, lácteos e outros produtos agrícolas para os mercados externos", relatou o secretário da Agricultura do país, Tom Vilsack.
Embora o USDA tradicionalmente veja os parceiros comerciais por regiões geográficas, agora definirá os países por um mercado agrícola contínuo segmentando-os em cinco categorias, permitindo estratégias individuais para aumentar as exportações para cada mercado. A nova estratégia melhorará a colaboração entre as agências do USDA e guiará prioridades para equipes internacionais, assistência externa e pesquisa agrícola.
Essa nova estratégia faz parte da meta do presidente Obama de dobrar todas as exportações dos Estados Unidos nos próximos cinco anos. Os esforços do USDA "terão um papel importante em nosso esforço para reconstruir as comunidades rurais do país. Aumentar o comércio não só criará oportunidades para obtenção de renda para os produtores, mas também, empregos indiretos que são críticos para revitalizar a América rural".
As exportações de carnes e produtos lácteos declinaram no ano passado a medida que a fraca economia global reduziu a demanda e a epidemia do vírus H1N1 levou alguns países a proibir as importações de carne suína. O volume de exportações de produtos lácteos caiu 16% com relação aos níveis de 2008, de acordo com o Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (U.S. Dairy Export Council - USDEC).
Pela nova estratégia, o USDA definirá os países em uma das cinco categorias: mercado/estado de segurança alimentar frágil; mercado de potencial crescimento; mercado de acesso restrito; mercado de rápido crescimento e mercados consumidores desenvolvidos.
Nos mercados com potencial de crescimento, os programas do USDA "enfatizarão a construção da capacidade institucional e humana necessária para suportar o maior comércio". Em mercados com acesso restrito, o USDA tentará remover as barreiras comerciais. Em mercados de rápido crescimento, o USDA "utilizará de ampla gama de programas para aumentar a capacidade comercial, remover barreiras e desenvolver novos mercados para os produtos norte-americanos".
As exportações agrícolas dos Estados Unidos deverão se recuperar esse ano, em razão de uma resolução de disputas comerciais entre o país e importantes compradores, como a Rússia. O volume de exportações de lácteos deverá aumentar em 7% a 12%, de acordo com o USDEC.
As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
USDA revisa estratégia de exportações agrícolas
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está revisando sua estratégia de exportação, aumentando o foco em países específicos ao invés de regiões maiores, em um esforço de vender mais grãos, carnes, lácteos e outros produtos agrícolas para os mercados externos. Essa nova estratégia faz parte da meta do presidente Obama de dobrar todas as exportações dos Estados Unidos nos próximos cinco anos.
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