USDA prevê produção estável na UE em 2010

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê que a produção de leite fluido na União Europeia (UE) em 2010 se manterá bastante estável e aumentará somente 0,2%, para 134 milhões de toneladas. A produção europeia de queijo será praticamente estável (+0,73%), para 6,86 milhões de toneladas; e para a manteiga, a estimativa é que a produção na UE alcance 2 milhões de toneladas, 1,4% a menos que em 2009.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê que a produção de leite fluido na União Europeia (UE) em 2010 se manterá bastante estável e aumentará somente 0,2%, para 134 milhões de toneladas. O USDA prevê que o consumo de leite na UE também se mantenha estável em relação ao ano anterior, em 33,7 milhões de toneladas, enquanto estima uma redução de 1% no número de vacas leiteiras em 2010, para 24 milhões de cabeças.

Os últimos dados que o USDA dispõe refletem que a produção europeia de queijo será praticamente estável (+0,73%), para 6,86 milhões de toneladas, enquanto o consumo permanecerá em 6,3 milhões de toneladas. As importações desse produto pela UE deverão ser de 80 mil toneladas, 1,2% a menos que em 2009, e as exportações (560 mil toneladas) devem ser 9,8% maiores que no ano anterior, quando as vendas foram de 510 mil toneladas.

Quanto à manteiga, a estimativa é que a produção na UE alcance 2 milhões de toneladas, 1,4% a menos que em 2009. Enquanto que o consumo desse produto subirá 1,68%, para 1,92 milhões de toneladas. O USDA calcula que as importações comunitárias de manteiga alcançarão 60 mil toneladas em 2010, 4,7% a menos que no ano anterior, enquanto as exportações serão de 170 mil toneladas (+14,8%).

Com relação aos preços do leite, o relatório diz que é "pouco provável" uma variação drástica das cotações, pela previsão do comportamento da oferta e da demanda nos mercados internacionais para os próximos meses. Nos Estados Unidos e na UE, o mercado interno de lácteos tem mostrado uma "notável" melhoria a partir de 2009 e as previsões não apontam para uma "forte" queda dos preços que leve a compras governamentais dos excedentes.

Produção Mundial

Em se tratando do setor lácteo mundial, o USDA destaca aumentos na produção de leite nos Estados Unidos, que será de 86,7 milhões de toneladas (+0,97%); Brasil, com 30,2 milhões de toneladas (+5%); Índia, com 47,6 milhões de toneladas (+3,9%); e China, com 31,29 milhões de toneladas (+10%).

As informações são do Agroinformación, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?