Oficiais dos Estados Unidos reduziram as expectativas de compras de leite em pó integral pela China, o maior importador, alertando que os maiores preços tornaram o produto inacessível para muitos compradores.
A China nesse ano importará 350.000 toneladas de leite em pó integral, usado bastante na fabricação de chocolates, sorvetes e iogurtes, quase 50.000 toneladas a menos que o esperado anteriormente, disseram oficiais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Pequim. Para 2012, a estimativa de importação foi reduzira em 75.000 toneladas, para 375.000 toneladas.
Os dados, embora ainda sejam suficientes para deixar a China como sendo, de longe, o maior comprador do produto, à frente da Argélia, acompanham os dados comerciais que mostram que as importações enfraqueceram na segunda metade de 2011, chegando em outubro à metade dos níveis do mesmo mês do ano anterior.
A desaceleração refletiu os preços dos lácteos, que começaram a aumentar novamente nas últimas semanas, após uma queda com relação aos picos de abril. Os maiores custos "colocaram o leite em pó integral fora de alcance de muitos pequenos processadores domésticos", disseram oficiais do USDA, colocando o aumento nos primeiros 10 meses do ano em 9%.
"Como resultado, os processadores menores estão se voltando cada vez mais ao leite em pó integral doméstico", embora as próprias ofertas da China continuem atraindo preocupações de segurança, após o escândalo de contaminação do leite com melamina em 2008 e algumas descobertas de leite contaminado desde então.
"Um fator que continuará direcionando as importações no futuro é a preocupação dos consumidores com relação à segurança dos produtos lácteos domésticos", disseram os oficiais do USDA.
A reportagem é do Agrimoney, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
USDA: esperanças por crescimento nas importações de leite em pó da China diminuem
Oficiais dos Estados Unidos reduziram as expectativas de compras de leite em pó integral pela China, o maior importador, alertando que os maiores preços tornaram o produto inacessível para muitos compradores.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.