USDA aumenta previsão de preços dos lácteos no varejo nos EUA
O Governo dos Estados Unidos aumentou sua previsão para os preços varejistas dos lácteos no país, mas manteve sua projeção sobre inflação de alimentos no ano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previu que a inflação de alimentos se manterá em 3% a 4% em 2011. Os preços varejistas para os produtos lácteos estão agora previstos para aumentar 5% a 6% em 2011, mais que a previsão de abril, de 4,5% a 5,5%, devido aos maiores preços projetados do leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Os oficiais disseram que as previsões gerais não aumentaram, porque os maiores preços dos produtos lácteos foram compensados pelos menores preços de outros bens. O USDA não ajustou a previsão para nenhuma categoria, exceto para lácteos.
"Embora o aumento nos preços dos lácteos tenha impulsionado o aumento nas previsões, os preços caíram para várias outras commodities", disse o economista do USDA, Richard Volpe.
Alguns analistas privados disseram que os preços dos alimentos no varejo estão aumentando mais acentuadamente do que o USDA está querendo prever. A aceleração dos preços é uma mudança para os consumidores norte-americanos com relação ao ano anterior, quando o índice de preços ao consumidor aumentou em 0,8%, a menor taxa de inflação de alimentos em 48 anos.
Os preços varejistas para os produtos lácteos estão agora previstos para aumentar 5% a 6% em 2011, mais que a previsão de abril, de 4,5% a 5,5%, devido aos maiores preços projetados do leite. Direcionando o aumento estão a maior demanda relacionada à recuperação econômica global e aos maiores preços dos combustíveis, que aumentou os custos de produção e transporte, disse Volpe.
Os preços dos lácteos aumentaram 1,7% de março para abril comparado com 1,3% de aumento de fevereiro a março, de acordo com dados federais. Os preços estão agora 6,3% maiores do que em abril de 2010.
Os maiores preços do leite poderão prejudicar a demanda para uma série de produtos lácteos nos supermercados. "Existem preocupações de que o alto preço do leite, do creme, dos queijos e da manteiga nos supermercados possam afastar alguns consumidores", disse o analista da Western Milling, empresa da Califórnia, Joel Karlin.
As informações são do The Wall Street Journal, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.