Uruguai: vendas para China têm expressivo crescimento

Entre os destinos que se destacaram por seu aumento em 2010 - ano em que as exportações de lácteos do Uruguai aumentaram em cerca de 40%, em valor, frente a 2009 - estão China e os países do Sudeste da Ásia. Expandir as vendas a esses mercados é um dos objetivos comerciais da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) para 2011, disse seu gerente de exportações, Nelson Laurino.

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Entre os destinos que se destacaram por seu aumento em 2010 - ano em que as exportações de lácteos do Uruguai aumentaram em cerca de 40%, em valor, frente a 2009 - estão China e os países do Sudeste da Ásia. Expandir as vendas a esses mercados é um dos objetivos comerciais da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) para 2011, disse seu gerente de exportações, Nelson Laurino.

Em 2009, ano da crise internacional que determinou uma queda nas exportações lácteas do Uruguai, as exportações totais ao Sudeste da Ásia tiveram uma leve queda. No entanto, as vendas à China vêm crescendo sem pausa e, em 2010, aumentaram quase seis vezes, passando de US$ 1,4 milhão para US$ 9,7 milhões, em particular de leite em pó integral e soro. As vendas ao Sudeste da Ásia, no entanto, cresceram mais de três vezes, passando de US$ 4,9 milhões para US$ 16 milhões. Os principais destinos e com maior crescimento são Cingapura, Vietnã e Filipinas.

Figura 1


Embora esses países representem uma pequena porção das exportações do Uruguai - não chegam a 5% do total -, como ainda consomem muito pouco lácteos, seu potencial de crescimento é o que os torna atrativos, disse Laurino. Apesar de a Conaprole ser competitiva em todo o mundo, Laurino disse que é necessário trabalhar em acordos com esses países para ficar em igualdade de condições com outros fornecedores de lácteos, como Nova Zelândia, Estados Unidos e Chile. Esses acordos permitem entrar com vantagens tarifárias a essa região, disse ele. Atualmente, essa seria a maior desvantagem com relação aos concorrentes, já que temas sanitários são solucionáveis e, inclusive, os custos dos fretes são acessíveis.

As informações são do Lechería Latina, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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