Uruguai: valor das exportações sobe 12% no 1º bimestre

O valor das exportações uruguaias de lácteos aumentou 12% no período de janeiro e fevereiro desse ano em relação ao mesmo período de 2009, marcando uma recuperação gradual nos valores de vendas em relação ao ano passado, quando a crise internacional impactou a demanda e os preços.

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O valor das exportações uruguaias de lácteos aumentou 12% no período de janeiro e fevereiro desse ano em relação ao mesmo período de 2009, marcando uma recuperação gradual nos valores de vendas em relação ao ano passado, quando a crise internacional impactou a demanda e os preços.

Nesse período, as vendas foram de 22.570 toneladas por um valor de US$ 60,7 milhões - US$ 34,3 milhões no mês de janeiro e US$ 26,4 milhões em fevereiro - frente aos US$ 54,5 milhões dos dois primeiros meses de 2009. Os valores maiores ocorreram por um aumento nos preços dos produtos, já que os volumes exportados no primeiro bimestre desse ano foram similares aos de 2009.

Em fevereiro, 44% do valor exportado correspondeu à comercialização do leite em pó integral, seguido por queijos, leite em pó desnatado e manteiga. O leite em pó integral foi o produto que obteve a maior alta de fevereiro em relação ao mesmo mês no ano anterior. O preço médio do produto foi de US$ 2.816/tonelada contra US$ 1.612/tonelada em 2009, representando uma alta de 75%. Esses preços correspondem a contratos realizados há vários meses, de forma que os preços não absorveram os aumentos registrados nos meses posteriores.

O principal destino das vendas de fevereiro foi a Argélia, de onde vieram 24% do valor total obtido com a exportação da venda de leite em pó integral, seguida por Cuba, com 13,3% das vendas (leite em pó integral e desnatado) e México, com 9,8%, principalmente de soro de manteiga e queijos.

No último mês, o Brasil, um dos principais destinos dos lácteos uruguaios, voltou a tornar lenta a outorga de licenças para a entrada desses produtos, segundo confirmou o porta-voz da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), Nelson Laurino. O Brasil voltou a impor barreiras aos produtos lácteos, em particular de origem animal, como forma de pressionar para que o Uruguai permita a entrada de frangos brasileiros.

As informações são do Portal Lechero, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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