Uruguai: setor lácteo aposta em países asiáticos

O Uruguai tem apostado forte nos mercados de lácteos dos países asiáticos através da presença, durante um mês, do Instituto Nacional do Leite (Inale) na Exposição Universal de Xangai que ocorre desde o 1º de maio e irá até 31 de outubro de 2010. O gerente geral do Inale, Carlos Mattos, transmitiu a boa impressão que tem gerado a presença institucional do setor lácteo uruguaio na China. Segundo ele, a China começa voltar seu interesse a países sul-americanos como fornecedores de alimentos lácteos.

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O Uruguai tem apostado forte nos mercados de lácteos dos países asiáticos através da presença, durante um mês, do Instituto Nacional do Leite (Inale) na Exposição Universal de Xangai, na China, que ocorre desde o 1º de maio e irá até 31 de outubro de 2010. Essa atividade foi coordenada com o programa Uruguai XXI.

O gerente geral do Inale, Carlos Mattos, transmitiu a boa impressão que tem gerado a presença institucional do setor lácteo uruguaio na China. Segundo ele, a China continuará se abastecendo de lácteos da Austrália e da Nova Zelândia, mas começa a voltar seu interesse a países sul-americanos como fornecedores de alimentos lácteos.

A China é um mercado ao qual o Uruguai já comercializa, basicamente leite em pó, mas considerando sua enorme potencialidade, é um país que está começando a explorar outros produtos. A China é o terceiro maior importador de lácteos do mundo atualmente e é potencial número um para 2050, segundo projeções do Inale.

Nesse cenário, o Uruguai está promovendo em Xangai os produtos lácteos, recolhendo informações e estabelecendo contatos comerciais. Através do Uruguai XXI, criou-se uma agenda com instituições da cadeia láctea da China, com os produtores e os importadores de produtos lácteos, incluindo empresários com escritórios em Xangai e Pequim, e na Alemanha.

No primeiro quadrimestre desse ano, as vendas de lácteos à China duplicaram com relação a 2009 - US$ 7 milhões contra US$ 3,4 milhões - com um pico importante em março, de US$ 4,13 milhões, um pouco menos de 10% das exportações desse mês. Os principais produtos exportados foram leite em pó (80%), queijos e soro de leite.

A presença do instituto na feira é importante, de acordo com autoridades da instituição, já que não somente permitirá promover o setor leiteiro do Uruguai na feita de alimentos mais importante do mundo, mas também, poderá fazer relações que permitam avançar nas negociações com o gigante asiático.

As informações são do El Observador e do Inale, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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