Uruguai responde às suspeitas de triangulação levantadas pelo Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Leite (Inale) do Uruguai, Manuel Marrero, disse que "é muito fácil demonstrar o quanto o Uruguai produz e a quantidade de leite que exporta" em resposta às denúncias de suspeitas de triangulação na exportação de leite em pó uruguaio ao Brasil por parte dos produtores brasileiros.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

O presidente do Instituto Nacional de Leite (Inale) do Uruguai, Manuel Marrero, disse que "é muito fácil demonstrar o quanto o Uruguai produz e a quantidade de leite que exporta" em resposta às denúncias de suspeitas de triangulação na exportação de leite em pó uruguaio ao Brasil por parte dos produtores brasileiros.

Marrero disse que essas afirmações por parte das organizações de produtores do Brasil são "recorrentes", já que acontece "todos os anos". Marrero reconheceu que houve um aumento importante das exportações de leite em pó ao Brasil. Hoje, esse é o principal mercado para o Uruguai, absorvendo 33% do leite em pó exportado em 2011.

O Uruguai produz um volume muito alto que permite exportar mais de 65% e o consumo interno é menos de um terço do que se produz. Por isso, não tem sentido falar de triangulação quando a maior parte do leite produzido no Uruguai está sendo exportado.

Marrero disse que, nos anos anteriores, não houve embargos, mas sim, atrasos nas licenças de importação por parte do Brasil. "Isso ocorreu nos anos de 2008 e 2009. Não foram mais que demoras na concretização das exportações".

"Os negócios entre o Uruguai e o Brasil não tem um teto, por isso, esse sistema é considerado melhor comparado ao da Argentina-Brasil, já que não tem um limite. Esse acordo foi negociado há três anos e foi bem sucedido para o Uruguai. Esse é o sistema que teria que ter normalmente no Mercosul, sem determinação de cotas nem embargos".

Em janeiro, o Uruguai exportou um total de 3.161 toneladas de leite em pó (3% a menos que em janeiro de 2011) e 3.068 toneladas de leite em pó desnatado (399% a mais que no mesmo mês do ano anterior). Considerando o volume total de lácteos exportados, houve um aumento de 74% com relação a janeiro de 2011.

O Brasil foi de longe o principal mercado para leite em pó desnatado uruguaio em janeiro, representando 88% das vendas totais. Em seguida, veio Cuba, com 11%. Quanto às exportações de leite em pó integral, o principal mercado foi Cuba (45%), seguido por Colômbia (42%) e, em terceiro, Brasil (9%).

A reportagem é do El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Amaurik
AMAURIK

PASSA TEMPO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/03/2012

Apesar da redução da captação decorrente da ausência de chuva em nossa região, e das voltas as aulas, os preços dos produtos estão caindo, pois a oferta esta alta, isso e o resultado do aumento de importação de leite.
Edvalson de Sousa Martins
EDVALSON DE SOUSA MARTINS

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/03/2012

Cadê a nossa politica eficiente para ajudar os nossos produtores que ainda insistam na atividade! Acorda Brasil, senão continuaremos sonhando em ter um setor leiteiro eficiente, que beneficie principalmente a atender a demanda interna e podermos exportarmos , com produtos de qualidade.
Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/03/2012

"No hay triangulación, puesto que las cajasde la leche son cuadradas. Por lo tanto, hay cuandrangulación" (rsrsrs). O representante do Uruguai só podia, mesmo, ser o Marrero .

Um abraço,

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=
darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/03/2012

Como não tem limite de quantidade ou cota imposto pelo Brasil, é mais um fator triste para os produtores brasileiros, devido ao Uruguai ter uma política eficiente voltada para o setor leiteiro ,principalmente á  exportação. De qualquer forma é necessário uma fiscalização  quanto  às  denúncias de triangulações.
Qual a sua dúvida hoje?