Uruguai: produtores querem crescer com a indústria

As associações leiteiras do Uruguai não querem que o setor se endivide novamente e, ainda que apoiem a iniciativa de duplicar em dez anos o volume de leite produzido em dez anos, buscam evitar que o esforço seja feito somente no setor industrial. O Plano Estratégico, organizado pelo Instituto Nacional do Leite (Inale), implica duplicar o volume produzido de leite atualmente, passando a exportar cerca de US$ 1 bilhão anuais em lácteos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

As associações leiteiras do Uruguai não querem que o setor se endivide novamente e, ainda que apoiem a iniciativa de duplicar em dez anos o volume de leite produzido em dez anos, buscam evitar que o esforço seja feito somente no setor industrial. O Plano Estratégico, organizado pelo Instituto Nacional do Leite (Inale), implica duplicar o volume produzido de leite atualmente, passando a exportar cerca de US$ 1 bilhão anuais em lácteos.

O que importa às associações de produtores é "como se compartilharão os riscos da incorporação tecnológica para elevar a produção em menor área", disse Martín Lindholm, presidente da Intergremial de Produtores de Leite (IPL). Os produtores querem compartilhar o risco do crescimento com a indústria. Isso porque duplicar a produção implicaria num crescimento anual de 7% a 8%, enquanto o setor leiteiro cresceu a uma taxa anual de 5% - na década de 90.

Cerca de 70% da produção de leite do Uruguai é destinada à exportação e esse volume representa 7% da produção mundial. "Esses 7% são muito sensíveis às políticas desenvolvidas pelos principais produtores - Estados Unidos e União Europeia (UE) - que acumulam estoques durante a crise de preços e, caso decidam retornar esses estoques ao mercado, causarão uma baixa dos preços internacionais em curto prazo", explicou Lindholm.

Segundo ele, o setor leiteiro está em "um momento muito bom de preços, favorecido pelo clima, e isso está ajudando os produtores a pagarem suas contas". No entanto, ele disse que os produtores uruguaios devem ter muito cuidado porque, embora os preços estejam sustentados, "houve uma pequena baixa de 3% ou 4%, mas há uma grande volatilidade e incerteza no mercado e nas moedas".

As informações são do El País Digital, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/06/2010

Esperamos nós produtores de leite aquí no Brasil que , devido ao excesso do produto nas prateleiras de nossos mercados, não tem porque o leite Uruguai vir para cá, leite este subsidiado, e competindo com o nosso que tem um custo excessivo. Se está sobrando e o preço está caindo para o produtor nacional , praqué importar, é muita gente ganhando em nossas costas , e o governo não está enxergando , e não está vendo o lado do produtor nacional, temos que proteger o produto nosso e lhe dar qualidade e fazer barreiras de proteção , seja no mercosul ou outro qualquer imtercambio comercial .
Qual a sua dúvida hoje?