Uruguai pretende ganhar espaço no mercado global de queijos
Cerca de 70% da nova produção de queijos de 2005 a 2010 ocorreram nos Estados Unidos, Oceania e na UE, disse o USDEC. Grande parte desse queijo produzido nesses mercados é consumido internamente e é insuficiente para cobrir a demanda global. O consumo na Rússia, Brasil e Argentina está crescendo a uma média de 5% a 7% anualmente. O Uruguai, perto dos últimos dois nichos de mercado, pretende ocupar esse espaço.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A nível de mercado mundial, Estados Unidos e União Europeia (UE) lideram a produção global de queijos e, apesar de aparecerem novos produtores no mercado, a produção não consegue cobrir a demanda. De acordo com o Conselho de Exportação de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC, sigla em inglês), a mudança que vem sendo registrada no mercado mundial nos últimos cinco anos ainda sim tem sido notável.
A produção mundial subiu de 17,2 milhões de toneladas em 2005 para um volume estimado de 20,4 milhões de toneladas no ano passado, com um aumento de 18,6%. As exportações cresceram de 1,5 milhão de toneladas para 1,9 milhão de toneladas (+26,6%). Cerca de 70% da nova produção de queijos de 2005 a 2010 ocorreram nos Estados Unidos, Oceania e na UE, disse o USDEC.
Grande parte desse queijo produzido nesses mercados é consumido internamente e é insuficiente para cobrir a demanda global. O consumo na Rússia, Brasil e Argentina está crescendo a uma média de 5% a 7% anualmente. O Uruguai, perto dos últimos dois nichos de mercado, pretende ocupar esse espaço.
As informações são do El País Digital, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.