Uruguai nega que aceita definir cotas de importação de lácteos pelo Brasil

A imprensa brasileira publicou na semana passada que o Uruguai tinha aceitado começar a negociar para definir cotas de exportação de lácteos ao Brasil, mas fontes vinculadas ao Governo uruguaio e outras do setor privado consultadas pelo jornal El País negaram terminantemente e disseram que a notícia era "falsa".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A imprensa brasileira publicou na semana passada que o Uruguai tinha aceitado começar a negociar para definir cotas de exportação de lácteos ao Brasil, mas fontes vinculadas ao Governo uruguaio e outras do setor privado consultadas pelo jornal El País negaram terminantemente e disseram que a notícia era "falsa".

Segundo a notícia publicada no periódico uruguaio, não é a primeira vez que o Brasil pressiona as empresas uruguaias e o próprio Governo para que firme um acordo de cotas de vendas de leite em pó e, inclusive, em outras oportunidades, chegou a criar normas que impediram a entrada do produto no mercado.

O Governo brasileiro utilizou os embargos ao leite para negociar com o presidente da República uruguaio, José Mujica, a entrada de frangos ao mercado uruguaio. Esse objetivo foi alcançado e, inclusive, foi fechado um acordo de uma cota de carne aviária que está operacional. Desde então, as exportações de lácteos se fazem com fluidez a um mercado que é fundamental para as empresas uruguaias.

Entre janeiro e julho de 2011, o Brasil importou 201 milhões de litros de leite só do Uruguai; as vendas aumentaram em 121% com relação ao mesmo período de 2010. A Argentina já tinha se submetido à determinação de cotas, mas o acordo venceu e ainda assim conseguiu colocar 383 milhões de litros, com um aumento nas vendas de 68% (com relação ao ano anterior). Os dois países representam 90% das importações do setor.

"O Brasil será auto-suficiente em leite a partir da primavera e, certamente, o fluxo exportador do Uruguai e da Argentina baixará bastante", disse o presidente da Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL), José Alpuin. As associações de produtores admitem que a pressão sobre o Uruguai já estava presente há uns três meses. Por outro lado, o "Uruguai não tem o mesmo peso comercial que a Argentina", de forma que "seguimos tendo a esperança de que não se barrem as exportações".

Além do leite em pó, o Uruguai vende ao Brasil alguns tipos de queijos e outros produtos, como doce de leite. A reportagem é do El País Digital.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eliseu Nardino
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 31/08/2011

UM TAMANHO QUE TEM O URUGUAI COMO O BRASIL NAO CONSEGUE IMPOR COTAS? OU O URUGUAI EXPORTA COM COTAS OU BLOQUEIA TUDO. E SO O GOVERNO QUERER.
Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/08/2011

Prezados Senhores: Se não houver um embargo à exportação de leite, não só do Uruguai, mas de outros membros do Mercosul, a pecuária leiteira nacional irá à bancarota, eis que, nas oportunidades em que nosso produtor tem de auferir maior lucro com a produção e a alta do produto no mercado interno, o despejo de volumes desenfreados, como hoje acontece, de leite, seguramente triangulado, destes Países,  no mesmo, gera uma quebra acentuada no preço. Mais surpreendente é a afirmativa de que o Governo Brasileiro fez concessões em torno do leite para beneficiar aos produtores de frango. Isto é vestir um santo e desvestir o outro. Uma vergonha. Eu, se fosse o Uruguai, também seria contra, porque, com o lucro divorciado da qualidade que ele aufere, é de chorar se este estabelecimento de cotas vier. Mas, "bien tranquilos, hermanos, eso no és una realidad, solamente un sueño nuestro, que, por supuesto, no pasara de eso".


Um abraço,


GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG
Cincinato Mendes Ferreira Filho
CINCINATO MENDES FERREIRA FILHO

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 31/08/2011

So o Brasil mesmo ser desafiado pelo URUGUAI...
Qual a sua dúvida hoje?