Uruguai: mês de novembro lidera exportações de 2009

As exportações de produtos lácteos do Uruguai se recuperaram em novembro após a queda ocorrida em outubro. Dessa maneira, novembro foi o melhor mês do ano com relação ao valor das exportações de lácteos - US$ 43,487 milhões -, já que dezembro deve ter fechado um pouco abaixo disso, de acordo com as estimativas. Em volume exportado, também houve um crescimento importante em novembro, de 29%, para 17.288 toneladas, também o melhor desempenho do ano.

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As exportações de produtos lácteos do Uruguai se recuperaram em novembro após a queda ocorrida em outubro. Dessa maneira, novembro foi o melhor mês do ano com relação ao valor das exportações de lácteos - US$ 43,487 milhões -, já que dezembro deve ter fechado um pouco abaixo disso, de acordo com as estimativas. Esse valor supera em 32% o de outubro, que já tinha sido o segundo melhor mês do ano. Dessa maneira, 2009 fechou melhor do que tinha começado, embora não tenha alcançado o pico de exportações registrado em alguns meses de 2007 e 2008, quando ocorreram valores excepcionais de preços. Em volume exportado, também houve um crescimento importante em novembro, de 29%, para 17.288 toneladas, também o melhor desempenho do ano.

Quanto aos valores, o preço médio mensal de leite em pó integral e leite em pó desnatado subiu 5% e 9%, para US$ 2.363 e US$ 2.244/tonelada, respectivamente. Esses preços superam em 35% e 25% os do primeiro mês do ano, quando o leite em pó integral foi exportado a US$ 1.755 em média e o desnatado a US$ 1.797/tonelada.

Quanto aos destinos, continuou a tendência de diversificação, perdendo importância destinos como Brasil, dadas às restrições impostas por esse país. Os valores das vendas ao Brasil, que chegaram a representar quase 40% das vendas em meados do ano, foram somente 11% do total em novembro. Ganharam maior relevância as vendas ao México, com US$ 8,2 milhões (18,6% do total), Venezuela, com US$ 7,93 milhões (18,3% do total), Argélia, com US$ 4,6 milhões (10,6% do total) e Cuba, com US$ 3,1 milhões (7,3% do total). Alguns dos destinos do mês foram Filipinas, Síria, Tunísia, Vietnã, Madagascar e Bolivia, o que consolida a tendência à diversificação de mercados.

A reportagem é do Blasina & Tardáguila consultores, publicada no site Portal Lechero, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
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Marcello de Moura Campos Filho
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2010

É importante para os produtores de leite uruguaios a recuperação das exportações em novembro, e mais importante, para produtores uruguaios e brasileiros, que essas exportações foram diversificadas, sendo 11% das vendas para o Brasil contra os 40% do início do ano, que se constituia numa grande ameaça para a pecuária de leite brasileira, que praticamente só conseguiu a autosuficiência para abastecer o mercado interno nos últimos 5 anos. Penso que isso representa para os produtores de leite dos dois paises um bom fruto da suspensão da importação automática para o Brasil.

Marcello de Moura Campos Filho
Presidente da Leite São Paulo
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