Uruguai: Gerente da Conaprole fala sobre crescimento de 25% na captação de leite

O gerente de produção leiteira da Conaprole, Pedro Battistotti, falou sobre o crescimento de 25% na captação de leite registrado no país em janeiro de 2012 com relação ao mesmo mês de 2011.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O gerente de produção leiteira da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), Pedro Battistotti, falou sobre o crescimento de 25% na captação de leite registrado no país em janeiro de 2012 com relação ao mesmo mês de 2011.

A Conaprole disse que é necessário levar em conta que em 2010, o país cresceu muito pouco e, por isso, depois de ter fechado o ano de 2011 com uma produção recorde, os números apresentados hoje são muito altos.

De acordo com dados da Conaprole, a média de captação de leite das fazendas às plantas industriais chegou em janeiro a 3,384 milhões de litros diários, 25% a mais que em janeiro de 2011, quando chegou a 2,716 milhões de litros de leite. "Nós pensamos que esse ano vamos ter um crescimento da ordem de 9%. Esse número responde principalmente a uma maior produção individual, mas também, a mesma intensificação que ocorre na Argentina está se consolidando aqui. Por outro lado, há uma boa relação com o preço, uma margem aceitável, então os produtores têm um entusiasmo muito grande e estão fazendo muito, todo o dinheiro que ganham estão colocando nas fazendas leiterias".

O Uruguai está crescendo, mas Bassistotti adverte que agora precisa resolver como manter esse progresso. "Chegamos a ter vaca com 30 litros e, agora, temos que ver como vamos manter. No ano passado, subimos um escalão quali-quantitativo e agora vamos ter que defender o melhor possível, pensando que essa vaca de 30 litros precisa de conforto e infra-estrutura para continuar apresentando esse potencial".

A entrevista completa pode ser ouvida no link: http://www.infortambo.com.ar/inforadio.php. A reportagem é do Infortambo, traduzida e resumida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

pedro augusto junqueira ferraz
PEDRO AUGUSTO JUNQUEIRA FERRAZ

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/02/2012

Equanto o Brasil passa a ser o terceiro maior importador de leite do mundo, o Uruguai comemora , com euforia, o robusto crescimento da sua produção. Em janeiro de 2012,foram produzidos 25% a mais do que em janeiro de 2010. Parte significativa desse leite foi importado pelo Brasil, como se fossemos um País totalmente despreparado para a produção leiteira. BR>
Por outro lado 69% das propriedades rurais brasileiras tem o leite como parte das suas atividades ecônomicas. São quase um milhão de pequenos e micros proprietários rurais, espalhados por esse vasto território, sendo  desestimulados a dar continuidade a esse setor econômico tão importante na fixação do homem no campo e na geração de emprego e renda.

Ë preciso que as autoridades da República tomem providências no sentido de criar regras e normas para a importação e  acabar com esse carnaval que tanto tem prejudicado a pecuária leiteira nacional.

Pedro Augusto Junqueira Ferraz

Fazenda Passa Tempo - Leopoldina MG
Qual a sua dúvida hoje?