O valor das exportações de lácteos do Uruguai no primeiro semestre de 2011 aumentou 30% com relação ao mesmo período de 2010. Os produtos lácteos uruguaios seguem se valorizando, seguindo a tendência do mercado internacional. A Venezuela foi o principal comprador durante o primeiro semestre de 2011 e comprou 16.200 toneladas, por US$ 74,7 milhões (FOB), segundo o relatório de Conjuntura do Setor Leiteiro Uruguaio do primeiro semestre, elaborado pelo Instituto Nacional de Leite (Inale). A Venezuela é um forte comprador de queijos semi-duros e leite em pó.
O segundo maior comprador foi o Brasil, que comprou 18.735 toneladas - o maior comprador em volume - por US$ 64,4 milhões (FOB), apesar das novas medidas para determinar cotas para a entrada de lácteos uruguaios nesse mercado, impulsionadas por produtores brasileiros.
O terceiro grande comprador foi o México, outro forte importador de queijos uruguaios. Nesse caso, o país comprou 10.149 toneladas por US$ 44 milhões (FOB). Em quarto lugar, ficou Cuba, comprando 7.272 toneladas por US$ 30,3 milhões, seguido por Argélia, com 4.892 toneladas, por US$ 19,7 milhões (FOB).
Os principais produtos exportados pelo Uruguai foram leite em pó integral e desnatado, queijo e manteiga.
Durante os primeiros seis meses de 2011, houve um forte aumento do faturamento no caso do leite em pó integral. O volume vendido caiu 11%, mas o faturamento cresceu em 23% e o preço do produto cresceu 38% em um ano, chegando a US$ 4.155 (no mesmo período de 2010, o preço era de US$ 3.007).Por outro lado, as exportações de leite em pó desnatado aumentaram 30% no mesmo período com relação ao ano anterior. O preço médio da tonelada exportada pelo Uruguai foi de US$ 3.464 (FOB) pelas 5.590 toneladas vendidas.
Os preços do queijo continuaram mostrando tendência de alta durante o primeiro semestre. Os preços aumentaram 15% entre os semestres comparados e o faturamento aumentou 19%. O preço médio por tonelada ficou em US$ 5.033 e a colocação total foi de 18.658 toneladas. Em paralelo, as vendas de manteiga ao exterior cresceram em 27%, mas o valor por tonelada cresceu 59%. O preço médio da tonelada exportada durante o primeiro semestre foi de US$ 4.476, quando no primeiro semestre de 2010 valia US$ 2.808.
Segundo o Inale, os preços do mercado interno são os que sofrem menores variações, mas, nos últimos meses, seguem uma correlação com a tendência de exportação. Cerca de 68% do leite enviado às plantas de processamento foram destinados à exportação e os preços do leite ao produtor se elevaram, chegando a US$ 0,417 por litro.
As informações são do El País Digital, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Uruguai: faturamento com exportações cresceu 30% no 1o semestre
O valor das exportações de lácteos do Uruguai no primeiro semestre de 2011 aumentou 30% com relação ao mesmo período de 2010. Os produtos lácteos uruguaios seguem se valorizando, seguindo a tendência do mercado internacional. A Venezuela foi o principal comprador durante o primeiro semestre de 2011 e comprou 16.200 toneladas, por US$ 74,7 milhões (FOB), segundo o relatório de Conjuntura do Setor Leiteiro Uruguaio do primeiro semestre, elaborado Inale. O segundo maior comprador foi o Brasil, que comprou 18.735 toneladas - o maior comprador em volume - por US$ 64,4 milhões (FOB).
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