Uruguai: exportações de lácteos aumentaram em 22% até outubro

O volume das exportações de produtos lácteos do Uruguai durante os primeiros dez meses do ano aumentou em 22% com relação ao mesmo período de 2010, informou o Instituto Nacional de Leite (Inale).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O volume das exportações de produtos lácteos do Uruguai durante os primeiros dez meses do ano aumentou em 22% com relação ao mesmo período de 2010, informou o Instituto Nacional de Leite (Inale).

Durante os primeiros dez meses de 2011, os produtos exportados que registraram aumentos em volume exportado com relação ao mesmo período do ano anterior foram leite em pó desnatado (109%), manteiga (51%) e, em menor magnitude, queijos (6%); os volumes exportados foram inferiores somente no caso do leite em pó integral, que apresentou queda de 12%.

As exportações totais de janeiro a outubro desse ano foram de 161.858 toneladas, 22% a mais do que no mesmo período de 2010. Em valor, as exportações no período foram de US$ 562,135 milhões, 33% a mais que no período de janeiro a outubro de 2010.

Com relação a setembro, no mês de outubro, somente o leite em pó desnatado registrou aumento no preço médio de comercialização, que foi de 3%. Por outro lado, os preços do leite em pó integral e da manteiga apresentaram baixas de 9% e 2%, respectivamente, com relação ao mês anterior. No caso dos queijos, não foram registradas variações.

O preço médio dos lácteos exportados aumentou em 8% com relação a setembro. Comparando-se outubro de 2011 com o mesmo mês do ano anterior, todos os produtos apresentados, exceto manteiga, registraram aumentos nos preços. O valor médio do leite em pó integral aumentou em 16%, enquanto o do leite desnatado aumentou em 40%; o valor dos queijos aumentou em 9% e o da manteiga registrou queda de 1%.

No mês de outubro, o Brasil se destacou como o principal destino das exportações uruguaias, sendo responsável por 24% do total. O país foi destino de 54% do leite em pó desnatado exportado pelo Uruguai, 16% do leite em pó integral e 17% dos queijos. O segundo destino em importância foi a Venezuela, responsável por 17% do total, importando 43% do total de queijos. O terceiro destino destacado foi Cuba, com 13% do total, destacando-se como importador de leite em pó integral, ficando com 41% do total, e de leite em pó desnatado, com 22% do total. O quarto destino foi Argélia, também com 13% do total, comprando 50% do total de leite em pó integral exportado pelo Uruguai. Em seguida veio México, com 10% do total, importante importador de queijos, com 15% do total desse produto. Em sexto lugar aparece a Rússia, com 7% do total, que importou mais da metade da manteiga exportada pelo Uruguai.

Os dados são do site do Inale (http://www.inale.org), traduzido e adaptado pela Equipe MilkPoint.

Leia também sobre a balança comercial brasileira de lácteos do mês de outubro.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?