As exportações de produtos lácteos do Uruguai cresceram 32% nos primeiros nove meses do ano em comparação com o mesmo período de 2010, totalizando US$ 475,1 milhões, segundo dados do Instituto Nacional do Leite (Inale). O aumento se deveu, em primeiro lugar, a um aumento dos volumes exportados e também acompanhou uma valorização dos produtos.
As exportações de leite em pó desnatado cresceram entre janeiro e setembro passado em 82%, seguidas das vendas de manteiga (42%) e queijo (3%). Somente as vendas de leite em pó desnatado diminuíram (7%) com relação ao mesmo período de 2010, segundo o Inale.
O aumento do volume de exportações de leite em pó desnatado permitiu que as divisas pelas vendas do produto crescessem 167% até agora nesse ano. O valor das exportações de manteiga aumentou 95%; o de leite em pó aumentou 23%; e o de queijos aumentou 17% com relação aos primeiros nove meses de 2010.
Com relação aos preços, em setembro, somente o leite em pó integral registrou um aumento no preço médio de comercialização, de cerca de 10% com relação ao mês anterior. A tonelada alcançou um preço médio de US$ 4.468. Já os preços do leite em pó desnatado, da manteiga e dos queijos caíram 3%, 2% e 1%, respectivamente, com relação ao mês anterior.
Em setembro, o preço médio dos produtos lácteos exportados aumentou em setembro 9% com relação a agosto. Em setembro, o principal comprador de leite em pó desnatado do Uruguai continuou sendo o Brasil, que comprou 95% do total, com os 5% restantes tendo sido comprados pela Bolívia (2%), Cuba (2%) e Chile (1%).
Com relação ao leite em pó integral, a Venezuela substituiu o Brasil em setembro como principal destino, comprando 57% do total; o Brasil ficou com 24%. No mercado de queijos, a Venezuela manteve a primeira posição, com 43% do total, seguida por México, com 21%; Estados Unidos e Brasil, com 10% cada; e Argentina, com 6%.
A Rússia foi o principal destino da manteiga, comprando 55% do total. Em seguida, vieram Argélia, com 10%, e Marrocos, com 9%.
No total de produtos, Brasil foi o principal destino dos produtos lácteos uruguaios, com 31%. O segundo destino foi a Venezuela, com 30%. Em terceiro lugar ficou o México, com 9%.
A reportagem é do El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Uruguai: exportações de lácteos aumentaram 32%
As exportações de produtos lácteos do Uruguai cresceram 32% nos primeiros nove meses do ano em comparação com o mesmo período de 2010, totalizando US$ 475,1 milhões, segundo dados do Instituto Nacional do Leite (Inale). O aumento se deveu, em primeiro lugar, a um aumento dos volumes exportados e também a uma valorização dos produtos.
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