O excesso de chuvas no Uruguai aumentou nos últimos 15 dias os problemas de infecções mamárias e danos nos cascos dos bovinos leiteiros, reduzindo a produção de leite por vaca. "O solo não absorve mais a água, é muita chuva seguida e o solo não se ventila. As infecções mamárias estão aparecendo e reduzindo a qualidade do leite", disse o presidente da Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL), José Noel Alpuin.
Os animais doentes, não somente precisam ser medicados, mas também, precisam ser separados do rebanho, aumentando os custos e complicando o manejo nas fazendas leiteiras. "Nos últimos 15 dias, aceleraram-se os problemas sanitários nos rebanhos e o barro está complicado, porque os animais não têm sequer um lugar seco para deitar", disse Alpuin.
Até o momento, as chuvas ainda não estão prejudicando o alimento dos animais, mas estão destruindo as vias de acesso nas fazendas. Quanto à queda da produção de leite, Alpuin disse que foi de pelo menos 5%, dizendo que essa será sentida em todas as fazendas.
As informações são do El País Digital, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Uruguai: excesso de chuvas causa problemas sanitários
O excesso de chuvas no Uruguai aumentou nos últimos 15 dias os problemas de infecções mamárias e danos nos cascos dos bovinos leiteiros, reduzindo a produção de leite por vaca.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.