A Câmara Uruguaia de Produtores de Leite considera que a entrada da empresa Schreiber Foods no mercado local sacudirá o setor e gerará maior competição pelo leite produzido entre as empresas lácteas, elevando os preços.
Com a entrada dessa empresa, que pretende captar entre 450.000 e 500.000 litros de leite (leia matéria relacionada), "dá a impressão de que haverá certo canibalismo pelo leite de uma empresa a outra", disse o presidente da Câmara, Horacio Leániz. A partir dessa nova fonte de demanda, segundo ele, a empresa láctea que "está sólida e com ganas de se manter no mercado terá que melhorar o preço ao produtor" e "fraca, irá perdendo leite para as mãos dessas empresas melhor posicionadas. Essa competição é a que estamos visualizando nesse momento como o principal dinamizador do preço ao produtor".
Ele disse que, por mais que se produza uma melhora de eficiência interna em algumas empresas para aumentar o preço ao produtor, o valor do leite será resolvido na competição, com a entrada de empresas de grande nível.
No entanto, há outros elementos que alimentam a esperança dos produtores uruguaios de obter melhores preços. Entre eles, está um mercado internacional mais firme. Para Leániz, outro indicador benéfico é que no mercado interno também estão se diversificando os produtos e estão agregando valor. "Isso também estaria oferecendo um maior preço final para o leite".
A reportagem é do El País Digital, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Uruguai: concorrência deve melhorar preço ao produtor
A Câmara Uruguaia de Produtores de Leite considera que a entrada da empresa <i>Schreiber Foods</i> no mercado local sacudirá o setor e gerará maior competição pelo leite produzido entre as empresas lácteas, elevando os preços.
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