Embora o volume exportado não tenha sido significativamente superior em 2010, os preços médios registrados ano, com relação a 2009, determinaram um forte aumento do faturamento das exportações. O leite em pó integral foi uma das categorias em que se observou um maior aumento no preço por tonelada, o que afetou de forma positiva o faturamento das exportações desse produto. Embora o aumento do volume exportado desse produto tenha sido significativo, o aumento do faturamento foi de maior importância, ainda que seja consequência direta do preço por tonelada.
Tabela 1. Exportações de produtos lácteos do Uruguai nos primeiros 10 meses do ano.

O aumento dos preços do leite em pó integral a nível mundial é consequência da alta demanda de países com China e de regiões como o sudeste asiático. Além disso, a seca na Ilha do Norte da Nova Zelândia no começo do ano e a seca na Rússia em meados do ano levaram os preços a ficarem elevados em comparação com os registrados historicamente. A isso se deve somar uma temporada de produção na Oceania que não começou como se prognosticava pela presença de neve e tempestades em algumas regiões da Ilha do Sul da Nova Zelândia, o que leva a supor que os preços se manterão em valores similares aos atuais.
O leite em pó desnatado tem sofrido uma importante queda nos volumes de exportação com relação ao mesmo período de 2009. De todas as formas, observando-se a redução na receita de exportação, vemos que essas claramente são inferiores à registrada nos volumes, o que marca o importante aumento de preços registrado nessa categoria e nas commodities lácteas em geral.
A categoria de queijos foi a que registrou um menor aumento nos preços internacionais. Nesse sentido, é importante esclarecer que também foi a categoria que sofreu menor redução nos preços na crise de 2008-2009. Apesar disso, essa categoria é a que tem apresentado maior aumento na receita total (depois do leite em pó integral) devido a uma combinação de aumento de volume importante (14%) e a um aumento mais importante de preço por tonelada (33%).
Embora a categoria de manteiga tenha aumentado de forma mais significativa o preço por tonelada, devido ao grande decréscimo dos volumes exportados, a receita total foi inferior nos primeiros 10 meses de 2010 com relação ao mesmo período de 2009. O aumento observado dos preços da manteiga exportada pelo Uruguai, que reflete um aumento dos valores desse produto no mercado internacional, é reflexo dos bons estoques e de uma alta demanda mundial, impulsionada por países como Rússia, que têm um elevado consumo desse produto.
As informações são do Inale, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.