A captação de leite da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) continuou melhorando na primavera, após um inverno chuvoso que complicou a produção e, em outubro, foi 7% maior que em outubro de 2009, alcançando 109 milhões de litros, cerca de 3,62 milhões diários. A cooperativa conseguiu um nível de estabilidade na captação que se espera que continue em novembro, disse o técnico da Conaprole, Enrique Malcuori.
Quanto à situação nos campos, Malcuori disse que as chuvas do fim de semana permitirão cultivar bastante sorgo, enquanto que o milho já tinha sido cultivado antes. Em contrapartida, o frio causou um estiramento do ciclo das pastagens de inverno, o que ajudará a ter forragem por um pouco mais de tempo. De qualquer forma, Malcuori disse que está recomendando aos produtores que guardem um pouco de forragem para o período em que se terminem o pasto e que ainda não se possa pastorear o sorgo.
"Os animais estão bem de peso, já que os produtores vêm manejando bem os concentrados, sendo que, dada a boa condição corporal e tendo um pouco de forragem e água, a produção andará bem". Outro fator positivo citado por Malcuori foram as temperaturas amenas em outubro. Dessa maneira, as vacas não se ressentem pelo estresse térmico provocado pelo calor e permite manter os bons níveis de produção.
Por outro lado, as exportações da cooperativa seguem com boa demanda e, embora os preços internacionais tenham caído um pouco nas ultimas licitações da Fonterra, o técnico disse que isso era esperado, considerando o pico de produção no Hemisfério Sul. O preço ao produtor se mantém e se espera ver os últimos números para decidir o pagamento de dezembro.
As informações são da Blasina & Asociados, publicadas no Lechería Latina, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
URU: captação da Conaprole cresceu 7% ante outubro/09
A captação de leite da Conaprole continuou melhorando na primavera, após um inverno chuvoso que complicou a produção e, em outubro, foi 7% maior que em outubro de 2009, alcançando 109 milhões de litros, cerca de 3,62 milhões diários. A cooperativa conseguiu um nível de estabilidade na captação que se espera que continue em novembro, disse o técnico da Conaprole, Enrique Malcuori.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.