Em pesquisa realizada pelo MilkPoint no varejo de Piracicaba (SP) o longa vida vem andando lateralmente com um sutil aumento de 0,51% em novembro em comparação ao mês de outubro de 2011.
A média de preço do UHT na primeira semana de novembro está R$ 2,19/litro, que pode ser considerado o valor mais alto dentro do ano. Em comparação ao ano de 2010, a média do ano de 2011 foi superior 11,87% (valor nominal, sem correção pela inflação). Houve queda nos dias de fabricação, indicando giro dos estoques, muito embora esse valor esteja oscilando muito, dificultando uma análise mais consistente.
A queda no atacado, que atingiu cerca de R$ 0,15/litro nos últimos 2 meses, principalmente em outubro, não parece ainda ser fruto de um aumento da oferta, visto que as chuvas ainda não se consolidaram nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a ponto de gerar excedentes. Como outras vezes já ocorreu, pode ser uma estratégia do varejo para reduzir as cotações, em uma época do ano em que a indústria se prepara para receber mais leite, de forma que estoques vindos da entressafra devem ser evitados.
Vale dizer que nos últimos dias as vendas no atacado se mantiveram, tanto em preços como em volume. Esse fato reduz a velocidade e intensidade de redução das cotações ao produtor, comuns nessa época. De qualquer forma, dependendo da região, espera-se alguma correção no leite produzido em novembro - em alguns casos, já ocorreram quedas em outubro, mas não de forma generalizada.
Gráfico 1. Preço do leite longa vida (UHT) e dias de fabricação no varejo de Piracicaba-SP.
