UE teve forte recuperação nos preços dos lácteos

O setor de lácteos da Europa apresentou uma forte recuperação nos preços no terceiro trimestre do ano após baixas recordes nos meses anteriores e deve permanecer estável à medida que a economia melhora, disse a comissária de Agricultura do bloco, Mariann Fischer Boel.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O setor de lácteos da Europa apresentou uma forte recuperação nos preços no terceiro trimestre do ano após baixas recordes nos meses anteriores e deve permanecer estável à medida que a economia melhora, disse a comissária de Agricultura do bloco, Mariann Fischer Boel.

"A situação geral do mercado de lácteos tem melhorado continuamente desde julho após atingir um ponto baixo no final da primavera e começo do verão", disse Fischer Boel na reunião com os ministros ocorrida em Bruxelas na semana passada.

Os preços dos lácteos na Europa caíram para recordes baixos, estimulando protestos em vários países, greves e boicotes no abastecimento por produtores nos 27 membros do bloco que culparam o excesso de oferta e as políticas da União Europeia (UE) no setor leiteiro.

"Os preços dos produtos lácteos aumentaram fortemente no terceiro trimestre do ano na UE e nos mercados internacionais, com expectativas de mais estabilidade para manteiga e leite em pó desnatado e crescimento para queijos, à medida que as previsões econômicas são mais positivas".

Ela disse em um relatório trimestral sobre o setor leiteiro europeu que os preços das principais commodities na UE e no mundo apresentaram forte crescimento entre setembro e novembro. "Embora os preços da manteiga e do leite em pó agora pareçam estar estabilizando, especialmente na UE, existe uma indicação de aumentos contínuos nos preços dos queijos, à medida que a demanda mundial e na UE se recuperam".

A produção de leite nos primeiros três trimestres de 2009 permaneceu levemente abaixo do nível do ano anterior, disse Fischer Boel, acrescentando que relatórios não oficiais indicaram que a produção de leite esse ano poderá permanecer levemente menor do que os níveis de 2008-09.

A reportagem é da Reuters, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?