UE: setor leiteiro discute investimentos no futuro

O comissário da Agricultura da Europa, Dacian Ciolos, reuniu-se com a indústria de lácteos europeia, representada pela Associação Europeia de Lácteos (EDA, sigla em inglês). Após um diálogo aberto e construtivo, concordou-se que todos os parceiros na cadeia de fornecimento de lácteos precisam ter confiança para investir no setor do futuro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O comissário da Agricultura da Europa, Dacian Ciolos, reuniu-se com a indústria de lácteos europeia, representada pela Associação Europeia de Lácteos (EDA, sigla em inglês). Após um diálogo aberto e construtivo, concordou-se que todos os parceiros na cadeia de fornecimento de lácteos precisam ter confiança para investir no setor do futuro. Ciolos e a EDA fizeram apresentações sobre importantes questões que o setor leiteiro enfrenta.

A essência do pacote da Comissão Europeia para o setor leiteiro é que, claramente, as estruturas comerciais em algumas partes da União Europeia (UE) precisam ser reforçadas para dar maior confiança e segurança aos produtores para investir. Organizações de produtores e contratos são uma rota para se obter isso. O desafio, entretanto, é não prejudicar as estruturas altamente desenvolvidas de comercialização que já existem em outras partes da Europa.

A indústria de lácteos europeia não quer um resultado que prejudique o modelo de cooperativa existente, as relações contratuais estáveis ou que inibam investimentos pelos processadores, sejam empresas privadas ou cooperativas. Todos esses elementos são vitais para a prosperidade futura da indústria de lácteos. A EDA está querendo trabalhar junto com Ciolos para conseguir esse resultado. As propostas da Comissão precisam trabalhar para obter esse equilíbrio.

Falando depois da reunião, o presidente da EDA, Werner Buck, disse: "Nós, fundamentalmente, compartilhamos o desejo do comissário de dar confiança à indústria de lácteos para preparar para o futuro sem cotas. A indústria enfrenta o desafio de se tornar progressivamente mais competitiva em um mercado cada vez mais globalizado no qual as exportações serão essenciais para dar oportunidades aos produtores para se expandir".

A EDA está confiante na ideia de que tanto a indústria de lácteos como a Comissão Europeia fundamentalmente compartilham a mesma visão da necessidade de dar confiança a toda a cadeia de fornecimento para se obter uma indústria prospera e competitiva para o futuro.

As informações são do Foodbev, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?