UE liderará padrões globais de qualidade e bem-estar

A Europa fixará padrões para a indústria mundial de lácteos, especificamente para a qualidade do leite e bem-estar dos animais, segundo um especialista em mercado internacional de lácteos em uma recente conferência em Bruxelas organizada pela Pfizer Animal Health. O provável impacto seria um mercado mundial de leite mais justo e mais aberto.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Europa fixará padrões para a indústria mundial de lácteos, especificamente para a qualidade do leite e bem-estar dos animais, segundo um especialista em mercado internacional de lácteos em uma recente conferência em Bruxelas organizada pela Pfizer Animal Health.

O professor de Epidemiologia e Saúde do Rebanho da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, Ynte-Hein Schukken, disse que "a maioria do leite produzido no mundo desenvolvido seguirá os mesmos padrões que são fixados na União Europeia". Ele disse que os especialistas da indústria de lácteos dos Estados Unidos esperam que as autoridades europeias insistam em uma interpretação muito mais rígida de suas regras de importação de leite. Outros países, notavelmente China e Índia, provavelmente seguirão esses padrões.

O provável impacto seria um mercado mundial de leite mais justo e mais aberto, disse ele. Schukken também previu que as autoridades europeias deverão garantir uma implementação mais rígida de padrões de qualidade do leite dentro do bloco. Em particular, ele previu uma implementação mais rigorosa do padrão de células somáticas na UE em todos os seus membros.

A melhora no bem-estar animal será outro importante aspecto da política da UE adotado no mundo todo, disse ele. A redução na incidência de mastite clínica provavelmente receberia uma alta prioridade.

Baixos preços do leite e aumento dos custos preocupam

Ao mesmo tempo, no começo desse mês, a polícia francesa atirou gás lacrimogêneo para dispersar centenas de produtores de leite que protestaram contra os baixos preços do leite e os aumentos de custos durante a visita do ministro da Agricultura francês, Bruno Le Maire, a um evento pecuário em Rennes, na França.

Os manifestantes disseram que o pacote de 300 milhões de euros (US$ 404,59 milhões) para ajudar os setores de carne bovina, suína e de leite lançado por Le Maire era muito pouco para remediar os problemas agrícolas da França.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?