UE irá propor novas normas para controle de preços

A União Europeia (UE) proporá novas normas esse ano para conter a volatilidade de preços no setor leiteiro da Europa, informou seu comissário da Agricultura, Dacian Ciolos, na última sexta-feira (26). Não existe possibilidade do bloco europeu voltar atrás em sua decisão de remover gradativamente as cotas de produção de leite até 2015, disse ele.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A União Europeia (UE) proporá novas normas esse ano para conter a volatilidade de preços no setor leiteiro da Europa, informou seu comissário da Agricultura, Dacian Ciolos, na última sexta-feira (26). Não existe possibilidade do bloco europeu voltar atrás em sua decisão de remover gradativamente as cotas de produção de leite até 2015, disse ele, apesar dos alertas de grupos rurais de que as cotas são necessárias para evitar uma repetição da crise do ano anterior.

"Nós não temos que esperar pela reforma da Política Agrícola Comum (PAC) em 2013 para agir no setor leiteiro. Estou disposto a propor iniciativas legislativas até o final do ano", disse Ciolos em uma conferência em Bruxelas.

O executivo da Comissão Europeia, porém, deve esperar o relatório, com prazo de conclusão em junho, de um grupo de especialistas do Governo da União Europeia (UE) para considerar medidas de longo prazo para ajudar o setor leiteiro.

O chefe do grupo, oficial de Agricultura da Comissão, Jean-Luc Demarty, disse que a visão que está surgindo é que as normas de competição da UE devem ser relaxadas para permitir que os produtores de leite fixem preços para seu produto. Discussões iniciais estão sendo feitas dentro do executivo da UE para avaliar como isso pode ser feito na prática, disse Ciolos na saída do evento.

Um mercado futuro para produtos lácteos poderia ser uma ferramenta adicional útil para reduzir os riscos externos nos preços, mas existem dúvidas sobre sua relevância para o mercado de leite fluido, disse ele.

Os preços das commodities lácteas agora se estabilizaram, com estimativas para janeiro mostrando um preço médio do leite na UE de 28,32 centavos de euros (37,98 centavos de dólar) por litro, de acordo com um relatório da Comissão. Como resultado disso, a UE não tem precisado usar esquemas de intervenção, que dá aos produtores um preço mínimo para venda de seus bens a armazéns públicos, ou subsídios de exportação.

No entanto, Ciolos alertou que, apesar dessas tendências positivas, a UE pode ter que retornar às ferramentas de administração do mercado, para lidar com flutuações futuras. "Precisamos controlar a volatilidade de preços, mas temos que diferenciar entre a flutuação normal de mercado e a volatilidade excessiva, que pode requerer nossa intervenção".

Em 29/03/10 - 1 Euro = US$ 1,34136
0,74497 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

As informações são da Reuters, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?