UE debate criação de mercado futuro para lácteos

Os países da União Europeia (UE) estudaram em uma reunião de especialistas as possibilidades existentes para se criar um mercado de futuros para fixar os preços dos produtos lácteos como medida contra futuras crises.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os países da União Europeia (UE) estudaram em uma reunião de especialistas as possibilidades existentes para se criar um mercado de futuros para fixar os preços dos produtos lácteos como medida contra futuras crises.

O Grupo de Alto Nível sobre o setor lácteo, formado por especialistas dos 27 países membros da UE e da Comissão Europeia, voltou a se reunir para discutir sobre a ideia de estabelecer um sistema de futuros no caso do leite, similar ao que existe para outros produtos, como açúcar ou petróleo.

Os mercados futuros funcionam mediante os contratos para o envio de matérias-primas ou ativos financeiros em um prazo de entrega "futuro" que é determinado anteriormente; também se fixa o preço e há informação diária sobre as cotações. Os países europeus estudam se esse tipo de regime seria útil para reforçar a transparência e prevenir os problemas pela volatilidade de preços; também examinam quais são as condições necessárias para que esse mercado funcione com eficácia.

O Grupo de Alto Nível foi criado com o objetivo de estudar soluções a longo prazo, diante da recente crise vivida pelo setor lácteo devido aos baixos preços. Em junho, o Grupo apresentará um relatório com as conclusões de seus trabalhos.

Na última reunião, os países da UE também falaram sobre o vínculo entre as regras sobre competição e a Política Agrícola Comum (PAC) e a hora de estudar melhoras no poder de negociação dos pecuaristas, a hora de fixar os preços que recebem pelo seu leite e de estipular os contratos com as indústrias.

A Comissão Europeia e vários especialistas da Alemanha e França debateram com o grupo sobre o estado da legislação atual. O novo comissário europeu da Agricultura, Decian Ciolos, mostrou recentemente sua intenção de estudar se é viável modificar as regras de competição para garantir uma melhor divisão da margem de benefícios entre os agentes da cadeia alimentar (produtores, indústria, distribuição e consumidores).

O Grupo de Alto Nível voltará a se reunir em 16 de março para seguir discutindo esse assunto e, também, sobre questões relacionadas com rotulagem, pesquisa e inovação.

A reportagem é do Finanzas.com, publicada no site Lechería Latina, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?