UE: Consumidores de lácteos tendem a focar em "natural" e na conveniência

A União Europeia está projetando aumentar suas exportações de produtos lácteos em 2015, quando as cotas de produção de leite forem removidas. Para tanto, é importante observar como as atitudes e comportamentos dos consumidores estão se desenvolvendo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A União Europeia (EU) está projetando aumentar suas exportações de produtos lácteos em 2015, quando as cotas de produção de leite forem removidas. Para tanto, é importante observar como as atitudes e comportamentos dos consumidores estão se desenvolvendo.

A imagem de naturalmente saudável que está associada com os lácteos é uma tendência chave para 2012. De acordo com o New Nutrition Business 2012, a forte imagem natural dos lácteos dá credibilidade à categoria passando mensagens de saúde para os consumidores. Isso está de acordo com o mercado irlandês, onde os consumidores dão grande importância aos termos como "fresco" e "natural" - 72% dos consumidores irlandeses consideram "fresco" e 43% consideram "natural" como características importantes nos rótulos dos alimentos, de acordo com a organização Bord Bia. Comunicar claramente as diferenças dos produtos e suprir as necessidades específicas dos consumidores tornou-se necessário para a competitividade nos mercados lácteos.

A Business Insights concorda com essa tendência em direção ao "natural" e acrescentou outras preocupações da população: obesidade de adultos e dietas; ressurgimento do interesse em "scratch cooking" (refere-se a alimentos preparados em casa, usando ingredientes frescos que capturam os sabores originais dos ingredientes da receita); o envelhecimento da população; e a saúde das crianças.

O New Nutrition Business destacou algumas regras para o sucesso no setor de lácteos:

- Aproveitar o máximo do "natural", isto é, oferecer benefícios que dão credibilidade para os lácteos, enquanto evitam adicionar ingredientes que não se adequam aos lácteos;

- Focar em conveniência, isto é, através de lanches, bebidas ou iogurtes de colher;

- Novos nichos e categorias são possíveis, ou seja, o crescimento do iogurte grego no mercado dos Estados Unidos;

- Cruzamento de oportunidade com outros ingredientes naturalmente saudáveis, como frutas, vegetais e grãos.

A reportagem é do site do Bord Bia (www.bordbia.ie), traduzido e adaptado pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?