O Tribunal Penal de Milão absolveu nesta segunda-feira (18) todos os bancos estrangeiros e seus gerentes que eram acusados por agiotagem no processo de bancarrota do grupo Parmalat, ocorrida em 2003, segundo informações são da agência Ansa.
Os juízes acataram a tese de que os institutos de crédito não tiveram relações com as operações de finança "criativa", que contribuíram para quebrar os caixas da empresa láctea italiana. Os advogados dos bancos insistiram que as acusações de que os gerentes manipulavam as cotizações e falsificavam informações financeiras eram infundadas.
A Procuradoria de Milão havia pedido a condenação dos bancos com a cobrança de uma multa de 900 mil euros, e o confisco dos ganhos supostamente ilícitos de cada um. Isso equivaleria a 14 milhões de euros do Deutsche Bank, 70 milhões de euros do Citigroup, 30,705 milhões de euros do Bank of America e 5,9 milhões de euros do Morgan Santley.
O caso Parmalat foi considerado um dos maiores escândalos financeiros da Europa. Em dezembro de 2003 foi descoberto um rombo de US$ 21 milhões (no equivalente à taxa de câmbio atual), por conta de falsificações feitas durante anos nos balanços do grupo.
As informações são do Terra, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
UE: bancos são absolvidos em caso Parmalat
O Tribunal Penal de Milão absolveu nesta segunda-feira (18) todos os bancos estrangeiros e seus gerentes que eram acusados por agiotagem no processo de bancarrota do grupo Parmalat, ocorrida em 2003, segundo informações são da agência Ansa. Os juízes acataram a tese de que os institutos de crédito não tiveram relações com as operações de finança "criativa", que contribuíram para quebrar os caixas da empresa láctea italiana.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.