De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a tendência é que, por meio dessa parceria entre governo e setor privado, as relações comerciais entre ambos os países se tornem cada vez mais sólidas. A presença do agronegócio nacional no evento se deve à relevância estratégica da região como mercado consumidor e à decisão de governo de incentivar o comércio externo.
O incentivo à participação do setor nas principais feiras internacionais é uma estratégia do Ministério da Agricultura para aumentar a participação do agronegócio brasileiro no mercado mundial dos atuais 7% para 10% até 2022. A inauguração do Pavilhão Brasil na última sexta-feira (29) teve a presença do vice-ministro da Agricultura do Irã, Ali Akbar Mehr Fard. A feira ocorre simultaneamente com a Iran Food + Bev Tec, Iran Food Ingredients e a Iran Food + Hospitality. No último ano, foram 98 expositores de 12 países e mais de 40 mil visitantes.
Atualmente, o Brasil exporta produtos agropecuários para mais de 200 mercados, sendo que mais de 90% das importações iranianas se concentram em bens agrícolas como milho, soja em grão, carne bovina congelada, farelo de soja e açúcar.
As informações são do Mapa.