Top 20 "Maiores empresas do setor lácteo do mundo" - TINE

Segundo último relatório das Top 20 maiores empresas do setor lácteo do mundo, divulgado pelo Rabobank International em junho de 2010, a norueguesa TINE ocupa a 20ª posição, com receitas da ordem de US$ 3,02 bilhões, em 2009. O nome, que pronuncia-se tenneh, é originário de uma espécia de pote de madeira norueguesa utilizada para manter manteiga e queijos frescos.

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Segundo último relatório das Top 20 maiores empresas do setor lácteo do mundo, divulgado pelo Rabobank International em junho de 2010, a norueguesa TINE ocupa a 20ª posição, com receitas da ordem de US$ 3,02 bilhões, em 2009. O nome, que pronuncia-se tenneh, é originário de uma espécia de pote de madeira norueguesa utilizada para manter manteiga e queijos frescos.

Figura 1

Foto de um "tine".


História

A história da TINE se confunde com a história de cooperativas do setor lácteo norueguês. Em 1856, foi fundada a primeira cooperativa leiteira da Noruega e do Norte da Europa, e apenas 25 anos depois, em razão de um aumento expressivo na atividade de criação de gado de leite no país, nasceu a primeira organização de âmbito nacional, a Den Norske Meieriforening, ou Associação Nacional do Leite.

O ano de 1881 é também o ano que a TINE considera seu ano de fundação. Em 1928, foi criado um segmento da associação nacional com o objetivo de organizar a exportação de produtos lácteos da Noruega, sob a alcunha de Norske Meieriers Eksportlag, ou Empresa Norueguesa de Exportação de Lácteos. Em 1984, a companhia antes focada somente em exportação englobou toda a associação e foi rebatizada de Norske Meierier, ou Lácteos Noruega. Oito anos depois (1992), o nome TINE entrou em cena, formando a TINE Norske Meierier.

Figura 2


Atualmente, a TINE, que tem como objetivo operar no setor de alimentos na base da cooperação, representa cerca de 15.084 produtores e sócios, possui 5.675 funcionários, e 44 plantas industrias dividas em cinco regiões norueguesas. Além dessas plantas, o grupo possui subsidiárias na Suécia, Dinamarca, Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos.

O negócio da TINE

2008 foi um ano importante para o setor lácteo norueguês, pois representou um aumento de 1,1% no consumo de lácteos no país, fato que não ocorria em 20 anos. 2009 também apresentou leve crescimento no consumo, de 0,5%.

Para tanto, a empresa captou 1,46 bilhão de litros de leite em 2009, sendo 1,44 bilhão provenientes de vacas leiteiras e 20 milhões provenientes de cabras. Desse total foram processados 1,26 bilhão de litros e comercializados o restante - aproximadamente 220 milhões de litros.

O processamento resultou em: 388 milhões de litros de leite fresco, 21,5 milhões de toneladas de manteiga, 47 milhões de litros em iogurte e 74,2 milhões de toneladas de queijo.

O último produto é o mais exportado dentro do portfólio da empresa. Cerca de 25,5 milhões de toneladas de queijo Jarlsberg - o 3º produto mais exportado do país - foram comercializados no último ano para fora da Noruega. Os principais destinos foram os Estados Unidos (57%), Austrália (14%) e Canadá (11%).

Veja o vídeo do segredo do Jarlsberg



A visão da empresa

O grupo TINE foi responsável por movimentar 2,17 bilhões de euros no ano fiscal 2009-2010, segundo o Rabobank, o que dá 1,72 euros por litro de leite processado. Uma relação interessante que demonstra a visão da empresa: "Nós seremos os maiores agregadores de valor da Noruega".
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Material escrito por:

Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro

Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP, e Analista de Mercado do MilkPoint.

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