As duas primeiras publicações Top 20 maiores empresas do setor lácteo do mundo, foram apresentadas segundo a lista divulgada pelo Rabobank em julho de 2009. A partir da próxima semana, passaremos a apresentar as empresas de acordo com o novo relatório do Rabobank. A Müller Dairy, por exemplo, não configura entre as 20 maiores no ranking atual.
O MilkPoint dá início a uma série sobre as 20 maiores empresas do setor lácteo do mundo, segundo lista divulgada pelo Rabobank International em 2009. A contagem regressiva terá início com a vigésima colocada do ranking, a alemã Müller, responsável por movimentar US$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2008-2009.
História
Quando o amante de iogurtes Ludwig Müller, em 1896, estabeleceu seu primeiro laticínio numa pequena aldeia na região bávara, em Aretsried, mal podia imaginar que sua empresa se tornaria uma das maiores empresas do setor. Em 1970, seu neto, Theo Müller, tomou o controle dos negócios da família e, aproveitando-se do reconhecimento da marca no restrito mercado local, acreditou ser possível difundir seus produtos lácteos por todo o mercado nacional.

Apoiada em inovação de produtos e marketing, a empresa começou a apresentar significativo crescimento no início dos anos 80, principalmente após o lançamento de dois de seus principais produtos, o Müller Rice (uma espécie de pudim de arroz) e o Müller Corner (um iogurte frutado). No final dessa década, a empresa expandiu a comercialização de seus produtos para o mercado britânico e em 1991 sacramentou sua expansão com a construção de uma planta, avaliada na época em 30 milhões de euros, em Shropshire, um condado no oeste da Inglaterra.
Desde então, a empresa vem investindo em suas unidades processadoras, na construção de uma moderna unidade de Leppersdorf (Alemanha), aquisição de outras plantas, lançamento de produtos lácteos variados e licenciamento para comercialização de produtos de outras marcas, caso de alguns produtos resfriados da Cadbury e do segmento de sobremesas da Nestlé, além da criação de postos de vendas em outros países do mercado europeu -Itália, República Checa, Polônia, Romênia e Bulgária- e Israel. O grupo também possui como estratégia de aumento de marketshare, ou participação no mercado, investimento em marketing.
Marketing
O investimento da empresa em marketing e fortalecimento de sua marca tem rendido diversos prêmios como: "Marca do Ano" de 1993 no ITV Marketing Awards; segunda marca do segmento alimentício da pesquisa das 100 maiores marcas da Nielsen em 1997; "Marca do Ano" de 2003 pelo Conselho Britânico de Marcas; além de premiadas campanhas de televisão.
Assista um dos premiados comerciais da Müller
Ao visitar os websites do grupo, em especial o britânico, é notável a preocupação e cuidado com a exposição da marca. São muitas as formas de propaganda e todas bem elaboradas, transmitindo o conceito que a Müller prega como missão: "produzir, de forma sustentável, bens lácteos para o bem de todos". Atualmente, em uma das campanhas intitulada "Thank you cows", o grupo agradece as vacas pela produção do valioso leite e pergunta aos seus internautas quais pontos turísticos a vaca Mary deve visitar. Vale a pena conferir!
Preços do Leite
Em março de 2008, a matriz da Müller na Alemanha comunicou à imprensa sua indignação em relação ao grupo representante dos produtores de leite por discordarem dos valores do preço do leite e a renegociação do contrato com o grupo, que havia expirado no fim de 2007, não teve sucesso.
Em abril de 2008, a empresa realizou audiência pública onde convidou produtores e outros agentes da cadeia para debater alterações no acordo com o grupo e nova precificação do leite. A partir desse período, segundo o comunicado, o grupo começou a tratar seus fornecedores de forma individual em termos de negociações do preço do leite, o que não alterou, segundo o presidente da empresa, Theo Müller, "o longo e estável relacionamento de mais de 100 anos que a companhia possui com os produtores da Bavária".
Segundo dados divulgados pela Land-en Tuinbouw Organisatie (LTO - Nederland), que realiza levantamento de preços pagos aos produtores por grandes laticínios, pode-se analisar a diferença no preço pago pela matriz alemã, o preço praticado pela Europa e preço pago por outro laticínio da Alemanha.
Gráfico 1. Comparação entre o preço pago ao produtor pela Müller, e média de laticínios da Europa e por outro laticínio da Alemanha (em US$/kg).

A companhia em números
Segundo dados da própria empresa, o grupo Müller processou em 2008 cerca de 2 bilhões de litros de leite, gerando receitas com vendas de 2,3 bilhões de euros, o que dá 1,15 euro por litro de leite processado. A matriz em Aretsried (Alemanha) responde pelo processamento de 116 milhões de litros anuais e a planta em Shropshire (Inglaterra) por 225 milhões de litros/ano e possui um marketshare de 23% do mercado lácteo britânico.
A unidade de Leppersdorf, que iniciou sua produção em 1995 e é considerada pela empresa como a "planta (de lácteos) mais moderna da Europa", processa anualmente 1,5 bilhão de litros. E a unidade adquirida pelo grupo em 2000, a planta de Weihenstephan (Alemanha), responde pelo processamento anual de 190 milhões de litros para uma linha especial de produtos de qualidade, conhecida como "blue line".
Fotos das plantas industriais

