TOP 20 "Maiores empresas do setor lácteo do mundo" - Müller Dairy

O MilkPoint dá início a uma série sobre as 20 maiores empresas do setor lácteo do mundo, segundo lista divulgada pelo Rabobank International em 2009. A contagem regressiva terá início com a vigésima colocada do ranking, a alemã Müller. Segundo dados da própria empresa, o grupo Müller processou em 2008 cerca de 2 bilhões de litros de leite, gerando receitas com vendas de 2,3 bilhões de euros, ou US$ 3,4 bilhões.

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Nota MilkPoint:
As duas primeiras publicações Top 20 maiores empresas do setor lácteo do mundo, foram apresentadas segundo a lista divulgada pelo Rabobank em julho de 2009. A partir da próxima semana, passaremos a apresentar as empresas de acordo com o novo relatório do Rabobank. A Müller Dairy, por exemplo, não configura entre as 20 maiores no ranking atual.




O MilkPoint dá início a uma série sobre as 20 maiores empresas do setor lácteo do mundo, segundo lista divulgada pelo Rabobank International em 2009. A contagem regressiva terá início com a vigésima colocada do ranking, a alemã Müller, responsável por movimentar US$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2008-2009.

História

Quando o amante de iogurtes Ludwig Müller, em 1896, estabeleceu seu primeiro laticínio numa pequena aldeia na região bávara, em Aretsried, mal podia imaginar que sua empresa se tornaria uma das maiores empresas do setor. Em 1970, seu neto, Theo Müller, tomou o controle dos negócios da família e, aproveitando-se do reconhecimento da marca no restrito mercado local, acreditou ser possível difundir seus produtos lácteos por todo o mercado nacional.

Figura 1


Apoiada em inovação de produtos e marketing, a empresa começou a apresentar significativo crescimento no início dos anos 80, principalmente após o lançamento de dois de seus principais produtos, o Müller Rice (uma espécie de pudim de arroz) e o Müller Corner (um iogurte frutado). No final dessa década, a empresa expandiu a comercialização de seus produtos para o mercado britânico e em 1991 sacramentou sua expansão com a construção de uma planta, avaliada na época em 30 milhões de euros, em Shropshire, um condado no oeste da Inglaterra.

Desde então, a empresa vem investindo em suas unidades processadoras, na construção de uma moderna unidade de Leppersdorf (Alemanha), aquisição de outras plantas, lançamento de produtos lácteos variados e licenciamento para comercialização de produtos de outras marcas, caso de alguns produtos resfriados da Cadbury e do segmento de sobremesas da Nestlé, além da criação de postos de vendas em outros países do mercado europeu -Itália, República Checa, Polônia, Romênia e Bulgária- e Israel. O grupo também possui como estratégia de aumento de marketshare, ou participação no mercado, investimento em marketing.

Marketing

O investimento da empresa em marketing e fortalecimento de sua marca tem rendido diversos prêmios como: "Marca do Ano" de 1993 no ITV Marketing Awards; segunda marca do segmento alimentício da pesquisa das 100 maiores marcas da Nielsen em 1997; "Marca do Ano" de 2003 pelo Conselho Britânico de Marcas; além de premiadas campanhas de televisão.

Assista um dos premiados comerciais da Müller



Ao visitar os websites do grupo, em especial o britânico, é notável a preocupação e cuidado com a exposição da marca. São muitas as formas de propaganda e todas bem elaboradas, transmitindo o conceito que a Müller prega como missão: "produzir, de forma sustentável, bens lácteos para o bem de todos". Atualmente, em uma das campanhas intitulada "Thank you cows", o grupo agradece as vacas pela produção do valioso leite e pergunta aos seus internautas quais pontos turísticos a vaca Mary deve visitar. Vale a pena conferir!

Preços do Leite

Em março de 2008, a matriz da Müller na Alemanha comunicou à imprensa sua indignação em relação ao grupo representante dos produtores de leite por discordarem dos valores do preço do leite e a renegociação do contrato com o grupo, que havia expirado no fim de 2007, não teve sucesso.

Em abril de 2008, a empresa realizou audiência pública onde convidou produtores e outros agentes da cadeia para debater alterações no acordo com o grupo e nova precificação do leite. A partir desse período, segundo o comunicado, o grupo começou a tratar seus fornecedores de forma individual em termos de negociações do preço do leite, o que não alterou, segundo o presidente da empresa, Theo Müller, "o longo e estável relacionamento de mais de 100 anos que a companhia possui com os produtores da Bavária".

Segundo dados divulgados pela Land-en Tuinbouw Organisatie (LTO - Nederland), que realiza levantamento de preços pagos aos produtores por grandes laticínios, pode-se analisar a diferença no preço pago pela matriz alemã, o preço praticado pela Europa e preço pago por outro laticínio da Alemanha.

Gráfico 1. Comparação entre o preço pago ao produtor pela Müller, e média de laticínios da Europa e por outro laticínio da Alemanha (em US$/kg).

Figura 2


A companhia em números

Segundo dados da própria empresa, o grupo Müller processou em 2008 cerca de 2 bilhões de litros de leite, gerando receitas com vendas de 2,3 bilhões de euros, o que dá 1,15 euro por litro de leite processado. A matriz em Aretsried (Alemanha) responde pelo processamento de 116 milhões de litros anuais e a planta em Shropshire (Inglaterra) por 225 milhões de litros/ano e possui um marketshare de 23% do mercado lácteo britânico.

A unidade de Leppersdorf, que iniciou sua produção em 1995 e é considerada pela empresa como a "planta (de lácteos) mais moderna da Europa", processa anualmente 1,5 bilhão de litros. E a unidade adquirida pelo grupo em 2000, a planta de Weihenstephan (Alemanha), responde pelo processamento anual de 190 milhões de litros para uma linha especial de produtos de qualidade, conhecida como "blue line".

Fotos das plantas industriais

Figura 3
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Material escrito por:

Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro

Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP, e Analista de Mercado do MilkPoint.

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Celio Alves de Souza
CELIO ALVES DE SOUZA

ERVÁLIA - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 24/05/2011

Gostaria de saber mais informações a nível mundial,de multinacionais que possuem filiais com destaque no Brasil, tipo Nestlé,Danone,Bom Grain e tambem da Parmalat,firma onde tive o prazer de trabalhar quando ainda era italiana.Tenho muito orgulho disto.Foi uma firma que realmente se preocupou com a qualidade desde a materia prima,leite captado,área em que trabalhei, ate o produto final, onde tambem trabalhei na produção.
cristiano de oliveira ramos
CRISTIANO DE OLIVEIRA RAMOS

LAGES - SANTA CATARINA - ESTUDANTE

EM 11/06/2010

muito bom artigo, no caso para estudante que estão proximo a sair demonstra o enorme potencial que tem este mercado no mundo e o quanto temos q trabalhar. parabens
Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro
RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 08/06/2010

Prezados,

Obrigado pelos elogios Alisson e Fúlvio, e pela ideia Luciano.

Obrigado mais uma vez Ramon.
Ramon Benicio Lima da Silva
RAMON BENICIO LIMA DA SILVA

NITERÓI - RIO DE JANEIRO

EM 04/06/2010

Parabéns Rodolfo, excelente artigo.

É muito interessante conhecer empresas de processamento de leite pelo mundo afora e saber como surgiram e desenvolvem sua estratégia de mercado.

Novamente parabéns,
Ramon Benicio
Fulvio Albuquerque
FULVIO ALBUQUERQUE

PORTO FERREIRA - SÃO PAULO

EM 02/06/2010

A informação quando traz conteudo é muito importante para crescimento e conhecimento de todos. Vamos aguardar as infos das demais empresas do setor.
luciano silva costa
LUCIANO SILVA COSTA

PARAÚNA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/06/2010

Gosto quando vocês buscam informações e nos oferecem conhecimento a respeito de nossa area. Poderia buscar na proxima reportagem os 20 miores produtores de leite no mudo, individual nao empresa e de que maneira iniciou na produção leiteira.
Alisson Peixoto
ALISSON PEIXOTO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 31/05/2010

Parabéns pela iniciativa, muito interessante.
Qual a sua dúvida hoje?