História
A companhia foi fundada por Léon Bel em 1865, na cidade francesa Orgelet, mas somente 56 anos mais tarde lançou a marca que a tornaria uma das companhias líderes globais de venda de queijos, a "La Vache qui Rit", ou numa tradução simples para o português: "A vaca que ri".
Oito anos mais tarde, em 1929, o Grupo Bel inaugurava sua primeira planta de processamento de queijo fora do território francês e o local escolhido fora o Reino Unido. 4 anos mais tarde (1933), era a vez de inaugurar uma subsidiária na Bélgica. Nos anos seguintes a companhia investiu em fortalecimento da marca e aumentou seu portfólio de produtos, sempre no segmento de queijos, lançando novas marcas e adquirindo outras, caso da tradicional Port Salut.
Passado os anos a companhia iniciou seu processo de expansão, começando pelo seu continente de origem, inaugurando subsidiárias na Alemanha (1959), Espanha (1965), Holanda (1967), Suécia (1978), Itália (1994), Portugal (1996), entre outras. Posteriormente deu início à expansão intercontinental no Marrocos em 1974, Estados Unidos (1996) e Egito (1998), entre outras.
Atualmente, o Grupo Bel possui 27 plantas de processamento e comercializa seu produto para mais de 120 países, estendendo-se por quase todo o globo terrestre, como pode-se notar clicando aqui.
Queijos
A Bel é uma empresa especializada na produção e venda de queijos, e em 2009, vendeu 12 bilhões de unidades. A empresa possui no seu portfólio cerca de 30 marcas: 5 principais, comercializadas nos 5 continentes, e o restante comercializadas regionalmente.
Dentre todos esses tipos de queijo, alguns merecem destaque:
La Vache qui Rit
A trilha para tornar-se um sucesso teve início em 1921, quando o fundador Léon Bel, inovou ao criar o primeiro queijo processado em porção individual. Atualmente é a principal marca da Bel, e a companhia estima que sejam vendidas mundialmente cerca de 10 milhões de porções do queijo por dia.
O produto tem grande apelo ao público infantil, como pode-se observar no vídeo a seguir e na idealização do "Le Monde Du Rire" ("Mundo do Riso", em português), um mundo virtual com diversos jogos e filmes destinados a esse público.
Comercial da marca "La vache qui rich"
Port Salut
O queijo foi originalmente inventado durante o século 19, por monges refugiados da Revolução Francesa no mosteiro de Notre Dame du Port du Salut, em Mayenne, e batizado de Port Salut, que significa "porto da salvação". O queijo é o mais tradicional dentre as marcas produzidas pela Bel, sendo datado de 1816, apesar da empresa ter adquirido seu direito de comercialização em 1950.
Boursin
Foi em 1957, em Gournay, na Normandia, que François Boursin criou o famoso queijo que leva seu nome até hoje. O mesmo tornou-se um símbolo da tradição e know-how na fabricação de um queijo, ao misturar ingredientes como alho, creme, leite, ervas, pimenta e sal, para produzir um queijo de único sabor.
O Boursin rapidamente desenvolveu-se como um produto de alta aceitação no mercado, principalmente após ter sido o primeiro queijo a aparecer numa campanha publicitária de TV, em 1968, chamada de "L'insomniaque", ou "O insone".
Atualmente a marca é referenciada pelo o slogan "Du pain, du vin et du Boursin", "Um pão, um vinho e um Boursin", em alusão ao seu apreço na culinária francesa e mundial.
"L'insomniaque"
A companhia em números
O grupo internacional Bel produziu 380 mil toneladas de queijos em 2008, segundos dados da companhia, um acréscimo de 6,7% frente a 2007. Os destinos foram: Europa (38%), excluindo a França; Ásia, Oceania e África (34%); França (20%); e Américas (8%).

O faturamento em 2008 foi de US$ 3,10 bilhões, e que significaram uma alta de 12,8% frente a 2007. No ano fiscal de 2009, o faturamento da empresa foi de US$ 3,10 bilhões, indicando certa estabilidade nas vendas (+0,2% frente a 2008).