Tetra Pak anuncia unidade no RS e assegura incentivos

Diretores da Tetra Pak e a governadora Yeda Crusius assinaram, ontem (30), protocolo de intenções para a construção de uma comercializadora de embalagens no Rio Grande do Sul. A unidade será instalada em Passo Fundo e deve começar a operar em 1º de fevereiro de 2010. O investimento previsto é de R$ 3 milhões. A instalação de empresa de embalagens era condição imposta pelo governo para manter os incentivos fiscais concedidos aos laticínios.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Diretores da Tetra Pak e a governadora Yeda Crusius assinaram, ontem (30), protocolo de intenções para a construção de uma comercializadora de embalagens no Rio Grande do Sul. A unidade será instalada em Passo Fundo e deve começar a operar em 1º de fevereiro de 2010. O investimento previsto é de R$ 3 milhões. A instalação da empresa de embalagens era condição imposta pelo governo para manter os incentivos fiscais concedidos aos laticínios.

"O segmento é um dos que mais recebe benefícios e, desde 2007, havia uma dificuldade de mantê-los porque grande parte das embalagens era adquirida no Paraná", explica o secretário-adjunto da Fazenda, Leonardo Dias. Ele pondera que, agora, o Estado terá fôlego para gerar competitividade. O setor têm isenção de ICMS para o leite fluido e redução de crédito presumido de 12% para 3% para queijo, leite em pó e pré-condensado.

Para o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, esta era uma questão que sempre acabava empatando as negociações com o governo do Estado, uma vez que não havia recolhimento de ICMS sobre as embalagens, o que deixava a conta negativa entre concessões e recolhimento do tributo. "Agora, parte do ICMS que ia para o Paraná ou São Paulo virá para os cofres do RS. Talvez, os benefícios que eram concedidos pelos outros estados ao setor utilizassem recursos do imposto pago pela própria indústria gaúcha", avalia o dirigente.

Conforme Palharini, 60% da produção de leite gaúcha (5 milhões de litros/dia) é vendida para outros estados. "A Secretaria da Fazenda tem sido atenciosa e entendido que o setor tem influência forte dos benefícios dados pelos estados. Se o RS não entrar nesta sistemática, acaba produzindo menos", diz.

A Tetra Pak doou 100 mil litros de leite a atingidos pelo temporal.

As informações são do jornal Correio do Povo/RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?